A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos aconteceu esta sexta-feira, em Paris e Emanuel Macron deu início oficial da competição. Durante duas horas as comitivas dos países participantes navegaram pelo Rio Sena.
Após isso, a Chama Olímpica começou a passar “de mão em mão”. Rafael Nadal, tenista espanhol e Zinédine Zidane, treinador e ex-futebolista francês foram os primeiros a passear a chama.
A chama foi posteriormente passada a Serena Williamns, que a transportou num barco ao longo do Rio Sena, juntamente com Carl Lewis, um ex-atleta dos EUA e Nadia Comaneci, uma ginasta romena.
O jogador de basquetebol Francês foi quem se seguiu, que num curto momento, a passou a Nantenin Keita e Alexis Hanquinquant, os dois porta-estandartes dos Jogos Paralímpicos, e Marie-Amélie Le Fur, presidente do Comité Paralímpico de França.
A chama é passada a Michaël Guigou, antigo jogador da seleção francesa de andebol. Os membros de elite do desporto francês Alain Bernard, Clarisse Agbegnenou, Laure Manaudou, Renaud Lavillenie transportam posteriormente a chama.
A última passagem é feita com Charles Coste, ciclista francês, que a passa a Teddy Riner e Marie-José Perec, atleta francesa. Os dois atletas acendem a pira olímpica e a cantora Céline Dion atua no final, depois de se ter retirado há um ano e meio dos palcos.