O presidente da Argentina, Javier Milei, fez um apelo contundente à comunidade internacional nesta segunda-feira (29), pedindo ações contra o processo eleitoral que declarou Nicolás Maduro como vencedor das eleições na Venezuela. Milei não reconheceu o resultado das urnas e classificou a eleição como uma “fraude”.
“Não reconhecemos a fraude. Chamamos a comunidade internacional a se unir para restaurar o Estado de Direito na Venezuela e recordamos ao povo venezuelano que as portas da nossa pátria estão abertas para todo homem que escolha viver em liberdade”, escreveu Milei em uma rede social.
Em sua mensagem, o presidente argentino reforçou sua posição: “Nem ele (Maduro) acredita na fraude eleitoral que comemora. A República Argentina tampouco”, afirmou o chefe da Casa Rosada, destacando a descrença nas eleições venezuelanas.
A convocação de Milei ocorre em meio a uma onda de críticas e desconfiança sobre a transparência do processo eleitoral na Venezuela. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano anunciou a vitória de Maduro com 51% dos votos, mas o sistema do CNE sofreu um ataque hacker logo após a divulgação dos resultados, aumentando as suspeitas de fraude.
A reação de Milei se alinha a uma crescente preocupação internacional sobre a legitimidade da reeleição de Maduro. Países como os Estados Unidos e vários da América Latina e Europa pediram uma revisão completa dos votos com a presença de observadores independentes.
A postura firme de Milei e seu apelo à comunidade internacional podem influenciar outros líderes a adotar uma posição mais crítica em relação ao regime de Maduro, potencialmente resultando em novas sanções e isolamento diplomático da Venezuela.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa constatou redução no…
Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…
Um homem foi flagrado arrastando um cachorro amarrado a uma corda, preso à traseira de…
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de comunicação…
Os shoppings Manaíra e Mangabeira, em João Pessoa, vão operar em horários especiais durante o…
Um crime abalou a cidade de Massaranduba, no interior da Paraíba, nesta quinta-feira (12). A jovem Dayane…