Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hacker Walter Delgatti Neto é condenado por calúnia contra Jair Bolsonaro

Hacker Walter Delgatti Neto é condenado por calúnia contra Jair Bolsonaro


O juiz Omar Dantas Lima, da 3ª Vara Criminal de Brasília, condenou nesta terça-feira (29) o hacker Walter Delgatti Neto por calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão fixa uma pena de 10 meses e 20 dias de detenção, a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto, além do pagamento de 17 dias-multa, cujo valor ainda será calculado. Ainda cabe recurso.

O magistrado concluiu que o delito ficou caracterizado, já que Delgatti teve a intenção de atribuir a Bolsonaro um fato criminoso, sabendo que a afirmação era falsa. Delgatti está preso desde o ano passado por outro caso, envolvendo a inserção de dados falsos em bancos de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O g1 tentou contato com a defesa do hacker, mas não obteve resposta.

Decisão

O caso envolve um depoimento de Delgatti na CPI Mista dos Atos Golpistas, em agosto do ano passado. Na ocasião, ele acusou o ex-presidente de grampear o ministro Alexandre de Moraes, do STF. A defesa de Bolsonaro acionou a Justiça de Brasília, alegando que Delgatti cometeu crime contra a honra do ex-presidente.

Segundo o magistrado, Delgatti deu as declarações “diante de parlamentares integrantes da CPMI dos atos de 8 de janeiro de 2023, cujas sessões eram transmitidas por diversos veículos de imprensa, com grande repercussão no país e no exterior, mormente em função da internet e das redes sociais”.

“Materialidade e autoria comprovadas à saciedade, inexistindo causas excludentes de culpabilidade ou de tipicidade, definido, pois, que o fato descrito na denúncia é típico, antijurídico e, o réu, culpável, a condenação é de rigor”, completou o juiz.

Delgatti ainda pode recorrer da decisão, mas, por enquanto, deverá cumprir a pena em regime semiaberto e pagar a multa estipulada.



Link da fonte aqui!