Categories: MundoNotícias

ERC pede benefícios fiscais para a comunicação social – Tv Media



Portugal ocupa a 21.ª posição na lista dos países que mais apoiam a comunicação social, tanto no que diz respeito a apoios diretos como indiretos, conclui um documento agora enviado pela Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) à Assembleia da República.

No relatório, a que o CM teve acesso, a ERC sugere que, para alterar o cenário desanimador, se alarguem os benefícios fiscais concedidos aos órgãos de comunicação social (como, por exemplo, o fim do IVA dos portes de envio) e, para acelerar a transição digital, a comparticipação por parte do Estado dos custos com aquisição de equipamentos, software e serviços (incluindo com a formação de recursos humanos).

O documento, elaborado “ao abrigo da competência consultiva do regulador dos media”, e, portanto, sem efeito vinculativo, sublinha as “várias vulnerabilidades” do setor, acentuadas pela pandemia, e defende a criação de incentivos ao consumo (como a eliminação do IVA associado aos produtos de comunicação social informativa), deduções fiscais para anunciantes e dedução fiscal de donativos. A ERC quer também que se tributem as “grandes plataformas no local onde são geradas as suas receitas e a afetação de uma parcela do imposta a um fundo de apoio às empresas jornalísticas” – reivindicação antiga, frequentemente debatida no Parlamento Europeu.

Entre as medidas que o regulador dos media recomenda incluem-se ainda apoios à comunicação social local e regional, incluindo “apoio a startups em regiões identificadas como desertos de notícias” e “estímulo à contratação de jornalistas que residam na área de cobertura do órgão” em causa.

Estado compra 5,71% da Lusa e passa a deter 95,8% da agência

O Estado comprou esta quarta-feira 5,71% da participação da Global Media e da Páginas Civilizadas na Lusa por 2,49 milhões de euros, passando a deter 95,86% do capital da agência noticiosa, confirmando a notícia que já tinha sido avançada pelo CM. Os contratos foram assinados nas instalações da Lusa, em Lisboa, entre a subdiretora da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, Lurdes Castro, em representação do Estado, Marco Galinha, das Páginas Civilizadas, e Vítor Coutinho, Diogo Queirós de Andrade e Mafalda Campos Forte, da Global Media.





Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Réu no STF, Bolsonaro diz temer prisão: ‘Seria o fim da minha vida’

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe…

8 horas ago

Débora Rodrigues deixa prisão e vai para casa com tornozeleira após decisão de Moraes

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, deixou na noite desta sexta-feira (28/3)…

8 horas ago

Secretaria de Saúde de João Pessoa oferece diversos serviços para bem-estar de usuárias da USF Verde Vida

A Unidade de Saúde da Família (USF) Verde Vida, localizada no Bairro das Indústrias, promoveu,…

8 horas ago

Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima segunda-feira

Prazo estendido Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima…

11 horas ago

Instituto Cândida Vargas reforça importância do pré-natal e do acompanhamento no pós-parto

O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…

14 horas ago

Réu é condenado, pela segunda vez, a 17 anos de prisão por matar ex-namorada com um tiro no rosto

O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…

1 dia ago