Categories: Entretenimento

GNR resgata sete migrantes ao largo de Cartagena em Espanha – Portugal



Sete migrantes que viajavam numa pequena embarcação de fibra ao largo de Cartagena, em Espanha, foram resgatados quinta-feira por militares da GNR, utilizando a Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador, anunciou este sábado a Guarda Nacional Republicana.

O resgate foi realizado no âmbito do patrulhamento costeiro vocacionado para a deteção de criminalidade transfronteiriça, a aeronave da Frontex, que detetou uma embarcação suspeita de transportar migrantes e monitorizou o seu trajeto, adianta a GNR em comunicado.

Após o alerta, foi ativada a intervenção da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador e os militares da GNR direcionaram de imediato a lancha “até ao alvo que se encontrava a uma distância de 90 milhas náuticas”.

“Foi intercetada uma pequena embarcação de fibra, com sete pessoas a bordo, tendo sido possível efetuar o seu resgate em condições de segurança”, refere a GNR, adiantando que “foi ainda possível apreender a embarcação e identificar o facilitador envolvido nesta entrada ilegal de pessoas em território europeu”.

Terminada a operação de resgate, a LPC Bojador deslocou-se até ao Porto de Cartagena com os sete migrantes a bordo, incluindo o facilitador, todos adultos e do género masculino, tendo sido entregues às autoridades competentes.

“Após o desembarque, a Guardia Civil verificou que pendia um mandado de detenção sobre o facilitador identificado, sendo que este tinha histórico de outras travessias ilegais, entre outros tipos de delitos cometidos em território espanhol, motivos pelos quais foi detido”, salienta a GNR.

Através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras(UCCF), a GNR projetou a LPC Bojador na operação “Indalo 2024”, que decorre de 12 de junho a 07 de agosto de 2024, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia.

O objetivo principal desta operação é atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento.

Desde 2021, a lancha Bojador participou em diversas missões de Busca e Salvamento, tendo contribuindo para a deteção e resgate de centenas de migrantes no Mediterrâneo, em cooperação com outras forças, nomeadamente com a Guardia Civil, em Espanha, e com a Guardia di Finanza e a Guarda Costiera, ambas de Itália, salienta a GNR.





Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Cursos oferecidos pela Sedes são oportunidade de emprego e melhoria do conhecimento

Eletricista e pintor Cursos oferecidos pela Sedes são oportunidade de emprego e melhoria do conhecimento…

2 horas ago

Concurso da Polícia Federal tem edital divulgado com 192 vagas e salários de até R$ 11 mil

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (25), o edital de um novo concurso público…

12 horas ago

Conta de luz fica mais cara em maio após Aneel acionar bandeira amarela

A conta de energia elétrica vai ficar mais cara em maio com a aplicação da…

12 horas ago

Proposta de lei que estabelece “CarnavAU Pet” em João Pessoa provoca risos no plenário e é rejeitada pela CMJP

Proposta de lei que estabelece “CarnavAU Pet” em João Pessoa provoca risos no plenário e é…

12 horas ago

Juíza eleitoral cassa mandato do prefeito e da vice de São José de Caiana (PB)

A juíza Hyanara Torres Tavares de Queiroz, 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, cassou os diplomas do prefeito…

12 horas ago

Caravana do Cuidar em Paratibe registra mais de 600 atendimentos em ação nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (25), mais uma edição da Caravana do…

14 horas ago