Ao todo, 45 pessoas foram presas suspeitas de furto de energia em toda a Paraíba no primeiro semestre deste ano, sendo 22 delas somente na região do Sertão. O levantamento foi divulgado neste domingo (4) pela Energisa.
De acordo com a empresa, as prisões aconteceram por meio de ações das Polícias Civil e Militar com o apoio de um sistema de inteligência da companhia, que monitora o consumo de energia.
Ainda ao longo do primeiro semestre de 2024 foram identificadas quase 12 mil irregularidades por meio de análises de histórico de consumo e denúncias. Por conta disso, foi possível recuperar 18.321.000 kWh de energia em todo o território paraibano.
Essa quantidade de energia recuperada, que pode abastecer mais de 10 mil residências por um ano, foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, segundo explicou a empresa.
De acordo com o coordenador de combate a perdas da Energisa, Miranildo Gomes, as ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, podem provocar curtos-circuitos, oscilações, interrupções no fornecimento de energia e a queima de equipamentos por conta da sobrecarga. Além disso, ainda oferecem riscos de acidentes para a população.
Quando uma fraude é identificada, além da regularização e abertura do boletim de ocorrência, a Energisa faz a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.
Denúncias sobre furto de energia podem ser feitas por meio dos canais de atendimento da Energisa:
As denúncias são feitas de forma anônima.
O post Mais de 40 pessoas foram presas por furto de energia na Paraíba no 1º semestre de 2024 apareceu primeiro em Patos Metropole.
Com o objetivo de capacitar seus profissionais para identificarem pacientes com perfil de morte encefálica…
O delegado Rodrigo Morais, que investigou o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro durante…
O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, visitou as obras da Orla Sul, nesta quinta-feira…
Agência Brasil O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira…
Em uma nova declaração sobre o homem que detonou explosivos próximo ao Supremo Tribunal Federal…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira,…