Categories: Política

Guillermo Moreno, ex-secretário de comércio da Argentina, é condenado por manipulação de dados estatísticos


O Tribunal Oral Federal N°2 (TOF2) da Argentina condenou Guillermo Moreno, ex-secretário de Comércio durante os governos kirchneristas, a três anos de prisão e inabilitação para cargos públicos pelo mesmo período. Moreno foi considerado responsável pela manipulação de dados públicos do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC) nos anos de 2006 e 2007, especificamente em estatísticas de inflação e crescimento do PIB.

O promotor Diego Luciani havia solicitado uma pena mais severa de quatro anos de prisão e dez anos de inabilitação. As manipulações conduzidas por Moreno geraram desconfiança tanto nacional quanto internacional nas estatísticas oficiais argentinas, afetando a credibilidade do INDEC e prejudicando a imagem do país no mercado financeiro. Além disso, a falta de dados confiáveis impactou diretamente políticas de ajuste salarial e benefícios sociais, prejudicando setores vulneráveis da população.

Junto a Moreno, foram condenadas outras ex-funcionárias do INDEC: Beatriz Paglieri, ex-diretora do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Marcela Filia e María Celeste Cámpora Avellaneda, todas com penas similares pela participação no esquema de manipulação de dados. Esta não é a primeira condenação de Moreno, que já enfrentou penas por outros casos relacionados à sua conduta durante o período em que esteve no governo.

Durante o julgamento, Moreno manteve sua postura de negação, insistindo na falta de provas e na injustiça de seu julgamento, apesar das evidências apresentadas. Com esta condenação, o futuro político de Moreno fica ainda mais incerto, especialmente devido à sua inabilitação para ocupar cargos públicos.

Este caso destaca a importância da integridade e transparência nas instituições públicas e serve como um lembrete severo das consequências de manipulações governamentais no sistema estatístico de um país.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Emlur realiza serviços de zeladoria em mais de 30 bairros e grandes corredores da Capital

Equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) realizam, nesta quinta-feira…

1 hora ago

Tribunal Penal Internacional Emite Mandados de Prisão Contra Netanyahu

Reprodução Gazeta do Povo O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou a emissão de mandados de…

3 horas ago

Bolsonaro recusou pressão para substituir Ministro da Defesa por outro “favorável ao Golpe”, diz PF

Documentos obtidos pela Polícia Federal (PF) revelam que Jair Bolsonaro, nos últimos dias de seu…

3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa realiza ações e serviços em apoio à Romaria de N. S. da Penha

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas diversas secretarias, está apoiando e realizando…

5 horas ago