Uma vaga de calor tórrido atinge o Interior, pondo Trás-os-Montes, hoje e amanhã, sob aviso vermelho. Amanhã, em muitos locais poderão ser ultrapassados os 40 °C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no nordeste transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar. A temperatura máxima prevista em Mirandela é de 44 graus e em Peso da Régua esperam-se 42 graus.
As únicas capitais de distrito com temperaturas inferiores a 30 graus são Viana do Castelo e Porto, com 29 graus, e Aveiro, com 27 graus. O calor tórrido tem origem no facto de o território do Continente estar a ser “Influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, promovendo uma circulação que origina uma subida de temperatura, prolongando a situação meteorológica de tempo quente e seco que tem persistido no interior”, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A temperatura mínima também regista uma subida, com noites tropicais (mínimas acima de 20 °C) no interior e no Sota-vento algarvio. A partir de segunda-feira há uma descida da temperatura.
PORMENORES
Beber muita água
O aviso vermelho determina um conjunto de cuidados de saúde como beber bastante água ou sumos de fruta e evitar álcool.
Refeições frias
Aconselhadas refeições frias, ligeiras, e comer várias vezes ao dia. Uso de roupa larga, chapéu de abas largas e óculos de sol. Evite exposição ao sol.
Trabalho limitado
Trabalhe acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder mesmo a consciência.