Categories: Entretenimento

Vai andar de comboio? Atenção, começa hoje uma greve que dura até final do mês – Sociedade



Começa esta sexta-feira uma greve marcada por dois sindicatos de trabalhadores da Comboios de Portugal (CP), entre 9 e 31 de agosto. A paralisação, com especial incidência no dia 15 de agosto, promete provocar muitos constrangimentos numa altura em que Portugal recebe muitos turistas.

Esta quarta-feira, a CP alertou para a possibilidade de “perturbações pontuais na circulação”.

“Informamos que, por motivo de greve convocada pelos sindicatos Sinfb (Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários) e Stmefe (Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários), entre os dias 9 e 31 de agosto de 2024, preveem-se perturbações pontuais na circulação, podendo ser mais acentuadas no dia 15 de agosto”, lê-se num aviso, no site da transportadora.

A CP chegou a acordo, no mês passado, com 11 sindicatos, tendo sido desconvocada uma greve prevista para essa altura, mas as duas estruturas sindicais não concordam com o que foi apresentado.

Em declarações à Lusa, António Pereira, do Sinfb, disse que o acordo que os restantes sindicatos assinaram “foi praticamente (igual ao) apresentado dois dias antes”, referiu, indicando que, se não tinham acordado antes, também não o iam fazer naquela data.

“Estamos a lutar pela majoração das carreiras. A empresa quer dar-nos mais trabalho com o mesmo dinheiro e nós não aceitamos de maneira nenhuma”, assegurou.

A paralisação incide sobre o trabalho extraordinário entre 09 e 31 de agosto, com exceção do dia 15 de agosto, em que será de 24 horas e irá afetar o trabalho das oficinas da CP, explicou.  Segundo o sindicalista, a paralisação “vai pôr em causa os comboios porque a manutenção vai deixar de ser feita”.

A greve dos trabalhadores da CP, no final de julho, foi suspensa depois de ter sido alcançado um acordo de princípio para aumentos salariais e regulamentação de carreiras, divulgou fonte sindical.

“Nos termos do acordo todos os índices salariais são atualizados em mais 1,5% a partir de 01 de agosto de 2024 e o valor do subsídio de refeição sobe para 9,20 euros”, pode ler-se num comunicado publicado pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), no dia 23 de julho.

Por sua vez, a CP deu conta, numa nota, que depois de uma reunião com representantes de vários sindicatos (ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF e STF) foi possível alcançar um acordo. 

A operadora também já tinha fechado acordo com e o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) e o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).  





Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Prefeitura de João Pessoa realiza ações e serviços em apoio à Romaria de N. S. da Penha

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas diversas secretarias, está apoiando e realizando…

49 minutos ago

Atleta do Campeões do Amanhã é selecionada em teste do Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro

O Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no Bancários, foi palco de um treino especial. Em clima…

12 horas ago

Sikêra Jr. é condenado a dois anos de prisão por declarações contra comunidade LGBTQIAPN+

Reprodução RedeTV O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr., foi condenado a…

15 horas ago

Prefeito irá contratar empresa para construção de habitacional que vai beneficiar 240 famílias no Jardim Veneza

Depois de projeto da Prefeitura de João Pessoa aprovado junto ao Ministério das Cidades, com…

15 horas ago

Brasil e China assinam 37 acordos e lançam plano de parceria estratégica para os próximos 50 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder chinês Xi Jinping formalizaram, nesta…

16 horas ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Os bebês prematuros são aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. Esses…

16 horas ago