Categories: Economia

Tragédia em Vinhedo: Avião que caiu passou 4 meses em manutenção devido a “dano estrutural”


Um problema hidráulico e um “contato anormal” com a pista deixaram o avião da VoePass, que caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9/8), em manutenção por quatro meses. No entanto, segundo ex-funcionários, havia outras condições no ATR-72-500 que merecem atenção. O programa Fantástico, da TV Globo, conduziu uma investigação cruzando dados oficiais com depoimentos de especialistas e ex-funcionários da companhia.

No dia 11 de março deste ano, um relatório oficial registrou que, durante o voo entre Recife e Salvador, o ATR teve um “contato anormal” com a pista ao pousar, com a cauda batendo no chão, o que provocou um “dano estrutural” na aeronave. O comandante Ruy Guardiola, pioneiro no uso do ATR no Brasil, afirmou que um problema hidráulico poderia causar esse tipo de incidente, descrevendo-o como altamente significativo.

“Teve dano estrutural. Que tipo de correção foi efetuada pelo grupo VoePass na sua manutenção para disponibilizar a aeronave a voo?”, questionou o especialista. Após o incidente, o avião ficou em Salvador até 28 de março, quando foi enviado para a oficina da VoePass em Ribeirão Preto (SP). Somente em 9 de julho a aeronave voltou a ser utilizada. No entanto, durante um voo entre Ribeirão e Guarulhos, houve uma despressurização, forçando a aeronave a retornar para reparos.

Em 13 de julho, o ATR voltou a operar comercialmente. “Pode ser um fator contribuinte? Pode. Porque não é possível uma aeronave que tem um dano estrutural ser liberada para voo. Isso a investigação agora vai verificar. Tem que verificar”, argumenta Guardiola. Nesse período, também foram indicados problemas no sistema de ar-condicionado, conforme relatado pelo Fantástico.

A manutenção é uma grande preocupação para Guardiola, que acumulou 15 mil horas de voo em ATRs e trabalhou na Passaredo em 2019. Ele relembrou um problema no botão que aciona o sistema antigelo, onde a manutenção utilizou um palito de fósforo para mantê-lo no lugar. “O problema foi detectado no nível de aquecimento de um dos sistemas. A solução encontrada pela manutenção foi a colocação de um palito de fósforo, ou sei lá, um palito de dente. Eu vi com esses olhos que a terra há de comer”, afirmou.

A hipótese de gelo nas asas foi levantada por pilotos e especialistas após a queda, em parte devido a boletins meteorológicos divulgados no dia do acidente. Um incidente semelhante ocorreu há 30 anos, quando um ATR caiu entre Indianápolis e Chicago, supostamente por gelo nas asas. Naquela ocasião, o sistema usado pelo ATR para expelir gelo, que infla uma borracha na ponta da asa, falhou.

As investigações oficiais ainda estão no início. Técnicos do Cenipa, da VoePass e especialistas estrangeiros analisarão todos os dados para chegar a uma conclusão. Em resposta ao Fantástico, a VoePass Linhas Aéreas afirmou que as informações relacionadas à investigação serão restritas à Aeronáutica e outras autoridades, sem comentar sobre a questão do palito improvisado no sistema antigelo.

Sobre o sistema antigelo e os problemas com o ar-condicionado, a empresa alegou que o ATR estava “aeronavegável” e cumpria as exigências das autoridades. A VoePass garantiu que respeita as legislações trabalhistas e que está se esforçando para dar apoio às famílias das vítimas.



Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Prefeito entrega catracas de reconhecimento facial e autoriza construção de corredor externo no ICV

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

1 hora ago

Emlur realiza serviços de zeladoria em mais de 30 bairros e grandes corredores da Capital

Equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) realizam, nesta quinta-feira…

3 horas ago

Secretaria da Receita inicia Operação Origem nesta quinta e notifica empresas do Simples Nacional

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa deu início, nesta quinta-feira (21),…

3 horas ago

Tribunal Penal Internacional Emite Mandados de Prisão Contra Netanyahu

Reprodução Gazeta do Povo O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou a emissão de mandados de…

5 horas ago

Bolsonaro recusou pressão para substituir Ministro da Defesa por outro “favorável ao Golpe”, diz PF

Documentos obtidos pela Polícia Federal (PF) revelam que Jair Bolsonaro, nos últimos dias de seu…

5 horas ago