Durante a solenidade, o superintendente da PB Saúde, Alexandre Bento, falou sobre a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e profissionais assistenciais. “A Mostra é uma oportunidade de buscar soluções para os desafios encontrados na saúde pública. “Não tenho dúvidas de que tudo o que será discutido vai fortalecer e aprimorar a assistência nas unidades hospitalares, pois essa troca de conhecimento é o que fortalece nossas práticas e nos permite oferecer um atendimento cada vez melhor à população”, afirmou.
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a importância da produção científica a partir das práticas assistenciais nos serviços de saúde. “Esse momento nasceu de uma discussão entre equipes multiprofissionais e do desejo de levar à sociedade o resultado do que é realizado nas unidades gerenciadas pela PB Saúde, que são verdadeiros laboratórios. Nós produzimos ciência o tempo todo e nada mais justo do que podemos transmitir à comunidade acadêmica o que é realizado em nossas unidades, contribuindo com a saúde pública e o fortalecimento do SUS”, ressaltou.
Para a reitora da Uninassau, Erica Pacheco, o evento tem muito a acrescentar para a pesquisa na área de saúde e para a comunidade de forma geral. “Ficamos muito felizes em receber o evento da PB Saúde, porque mais do que falar em academia e desenvolvimento, a nossa preocupação é com o crescimento da sociedade. Tenho certeza de que toda a discussão que vai acontecer aqui, vai acrescentar de forma positiva à nossa sociedade”, disse.
Também participaram da mesa de abertura a diretora-geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie; a diretora-geral da HRG, Rosicler Pinheiro; o gerente administrativo-financeiro da HRG, Joalisson Ribeiro; o gerente administrativo-financeiro do HSGER, Bonfilho Martins; e a gerente executiva da Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dayana Sampaio.
Com o tema “Concepção e Consolidação do Programa Coração Paraibano”, a palestra inaugural da Mostra foi ministrada pela coordenadora do programa do Governo do Estado da Paraíba, Roberta Tavares. Durante a palestra, um médico cardiologista apresentou uma estrutura, fluxo de atendimentos e números relacionados ao Coração Paraibano.
Uma das participantes da Mostra +PB é a enfermeira Joseneide Targino, que vai apresentar dois trabalhos em formato de painel nos próximos dias do evento. “Estou muito entusiasmado por trazer um pouco da minha pesquisa sobre a importância da vacinação e a dificuldade do acesso à saúde para os homens privados de liberdade”, comentou.
A programação segue nesta quinta-feira (29) com debates sobre “Remoção aérea do paciente grave” e “Atuação multidisciplinar nas cirurgias bariátricas”, além de apresentações de trabalhos científicos nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, foram submetidos 90 trabalhos, dos quais 80 foram selecionados para apresentação, o que acontece também na sexta-feira (30), último dia do evento.
Confira a programação dos próximos dias da Mostra +PB:
Quinta-feira (29/08):
9h – Apresentação e debate multidisciplinar sobre o tema – “Remoção aérea do paciente grave”
11h – Apresentação de trabalhos científicos em formato de painel
14h – Apresentação e debate sobre o tema – “Atuação multidisciplinar nas cirurgias bariátricas”
16h – Apresentação de trabalhos científicos em formato de painel
17h – Pausa para café
Sexta-feira (30/08):
9h – Apresentação e debate sobre “A importância da equipe multidisciplinar no pré e pós-operatório das cirurgias de revascularização do miocárdio”
11h – Apresentação de trabalhos científicos em formato de painel
14h – Apresentação e debate multidisciplinar sobre “Manejos e conduta ao paciente urológico”
16h – Palestra de encerramento do evento
17h – Apresentação de trabalhos científicos em formato de painel
18h – Coquetel de encerramento