Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anatel pode cassar autorização da Starlink no Brasil por descumprimento de decisão judicial

Anatel pode cassar autorização da Starlink no Brasil por descumprimento de decisão judicial


O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, alertou nesta segunda-feira (02) que a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, corre o risco de perder sua autorização para operar no Brasil. O aviso foi dado durante uma entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews.

Baigorri explicou que, caso sejam encontradas evidências de que a Starlink está desrespeitando a decisão judicial, a Anatel abrirá um processo administrativo contra a empresa. Durante esse processo, a Starlink terá direito à ampla defesa, mas poderá enfrentar sérias sanções. “Segue a lei do processo administrativo. As sanções possíveis são aquelas previstas na Lei Geral de Telecomunicações, uma gradação começando na advertência, sanção de multa e aí, depois, a cassação da outorga. Perdendo a outorga, (a Starlink) perde autorização de prestar os serviços de telecomunicações no Brasil”, afirmou Baigorri.

A Anatel está monitorando de perto a situação e, se o descumprimento da ordem judicial for confirmado, o caso será reportado ao ministro Alexandre de Moraes. O procedimento administrativo poderia então ser iniciado, colocando em risco a continuidade dos serviços da Starlink no Brasil.

No domingo (1º), a Starlink notificou a Anatel de que não cumpriria a decisão de Moraes até que suas contas, também bloqueadas por ordem do ministro, fossem desbloqueadas. A empresa, que possui 225 mil usuários no Brasil e é a 16ª operadora em número de clientes no país, tem desafiado decisões judiciais desde abril, ao não bloquear perfis que disseminam desinformação e atacam instituições democráticas, além de não pagar multas impostas pelo STF.

A relação entre a Starlink e a rede social X, ambas pertencentes a Elon Musk, está sob intenso escrutínio do STF. Na semana passada, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas da Starlink, sob a premissa de que a empresa e a rede social operam como um mesmo grupo econômico. Em resposta, Baigorri informou que técnicos da Anatel irão acessar a rede da Starlink nas principais localidades onde opera. Se conseguirem se conectar, isso servirá como prova do descumprimento da decisão judicial, potencialmente agravando a situação da empresa no Brasil.



Link da fonte aqui!