Na sexta-feira (30/8), o ministro Alexandre de Moraes organizou um jantar em seu apartamento, em São Paulo, reunindo alguns colegas do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros do governo Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O encontro aconteceu poucas horas após Moraes suspender o funcionamento da rede social X (antigo Twitter) no Brasil.
Oficialmente, o jantar tinha como objetivo comemorar a homenagem que Moraes havia recebido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) na tarde daquele dia. Entre os presentes na cerimônia e no jantar, estavam Pacheco, acompanhado de pelo menos um senador, Davi Alcolumbre (União-AP), que atualmente preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Do governo Lula, marcaram presença os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Jorge Messias (AGU) e o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). Também estiveram presentes no evento os ministros do STF Cristiano Zanin, Edson Fachin e Dias Toffoli. A reunião, em meio a um contexto de decisões importantes no cenário político e jurídico, reforça a proximidade entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.