Categories: Política

Governador do DF afirma que Lula demonstra “desconhecimento” e “insensibilidade” diante das queimadas


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à atuação do governo federal no combate às queimadas no Parque Nacional de Brasília. A insatisfação de Ibaneis veio após declarações de Lula que expressaram descontentamento com o desempenho do Corpo de Bombeiros na capital.

Em uma postagem nas redes sociais, Ibaneis acusou Lula de demonstrar “desconhecimento” e “insensibilidade” sobre o esforço dos bombeiros e demais agentes envolvidos no combate aos incêndios que devastam o Distrito Federal. O governador destacou que o Parque Nacional de Brasília é uma área federal e afirmou que o DF se sente “sozinho” e “ignorado” pelas autoridades federais.

Nos primeiros 16 dias de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 1.546 ocorrências, com mais de 6.302 hectares de vegetação destruídos pelo fogo, incluindo 1.546 hectares queimados no Parque Nacional de Brasília. O incêndio, que teve início no domingo (15), continua a consumir a área de proteção ambiental, sendo classificado como criminoso pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Declaração de Ibaneis Rocha

“O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano. Por esta razão, são instituições respeitadas e admiradas pela população. Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação.”

Resposta do governo federal e nova ameaça

Em resposta à crise, o governo federal anunciou, na terça-feira (17), a liberação de R$ 514 milhões para o combate às queimadas em todo o Brasil. No entanto, a crítica de Ibaneis sobre a falta de apoio imediato à capital federal continua ecoando.

Além do incêndio principal, outra preocupação surgiu com a detecção de um incêndio subterrâneo. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas estão queimando material orgânico sob a terra, o que, somado ao clima seco e ventos fortes, pode fazer com que o fogo retorne à superfície. Isso exige vigilância constante e reforço nas operações de combate para evitar que a situação se agrave ainda mais.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

A arte de educar e mudar vidas tem espaço garantido nas escolas de João Pessoa

“O teatro me abriu portas e me fez refletir sobre muitas questões na vida. E…

35 minutos ago

Gestores apontam as compras públicas como instrumento estratégico da reindustrialização do Brasil – Notícias

26/03/2025 - 21:30   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos vai…

11 horas ago

Semob-JP promove palestras para mulheres multiplicadoras de boas condutas no trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da equipe da…

11 horas ago

Mesmo inelegível e réu, Bolsonaro lidera contra Lula com 51,1%, aponta Pesquisa Futura

Apesar de estar inelegível até 2030 e responder como réu por suposta tentativa de golpe…

11 horas ago

Coletivos de mulheres apresentam projetos que querem aprovar no Congresso – Notícias

26/03/2025 - 21:10   Bruno Spada / Câmara dos Deputados Uma das propostas defendidas é…

11 horas ago

Santa Isabel é o único hospital da Paraíba selecionado para projeto PeGASUS e equipe participa de simpósio em São Paulo

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) foi a única unidade hospitalar da Paraíba selecionada para…

11 horas ago