O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a série de vídeos Testemunhos de Fé e Luta, na qual membros da comunidade evangélica compartilham como suas crenças se conectam com as bandeiras sociais e políticas do partido. A iniciativa busca fortalecer o apoio às 32 mil candidaturas petistas nas eleições municipais deste ano, promovendo um diálogo mais próximo com o eleitorado evangélico.
O projeto, liderado pela Fundação Perseu Abramo, braço de pesquisa e educação política do PT, faz parte da “Cartilha Evangélica – Diálogo nas Eleições”. A série conta com oito vídeos de cinco minutos, nos quais líderes religiosos e figuras públicas, como o advogado-geral da União, Jorge Messias, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), e o pastor Oliver Goiano, da Igreja Batista da Lagoa, discutem a relação entre fé e política.
Um dos destaques da série é Jorge Messias, que frequenta a Igreja Batista Cristã há 40 anos. Em seu depoimento, Messias rebate boatos de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria planos de fechar igrejas, afirmando que tais rumores têm sido disseminados desde 1989 com fins eleitorais. “O que Lula fez foi sancionar a Lei de Liberdade Religiosa, que facilitou a regularização de novas igrejas protestantes”, destacou Messias, apontando o crescimento expressivo das igrejas nos últimos 20 anos, coincidindo com os governos petistas.
Messias comparou a disseminação de fake news sobre o PT entre os evangélicos à serpente no Jardim do Éden, que espalhou mentiras para semear o medo. “Mentiras são criadas para manipular os fiéis e influenciar o voto”, declarou o advogado-geral.
A deputada federal Benedita da Silva, que é membro da Igreja Presbiteriana Betânia de Niterói, também participou da série, reforçando que a narrativa de que “evangélicos não votam no PT” é equivocada. Benedita, que é chamada de “PTcostal” por alguns, destacou como os princípios cristãos de solidariedade, justiça e igualdade se alinham com as pautas do partido. “O compromisso com os mais vulneráveis é um valor cristão que o PT defende”, afirmou.
Além de Jorge Messias e Benedita, a série inclui depoimentos de outros membros da comunidade evangélica, como Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, o ex-prefeito de Carapicuíba (SP) Sergio Ribeiro, a jornalista Nilza Valeria, a assessora parlamentar Bernadete Adriana Alves de Lima, e o pastor batista Sergio Dusilek.
Com a campanha Testemunhos de Fé e Luta, o PT busca mostrar que suas bandeiras sociais não conflitam com os valores evangélicos. A estratégia é criar um espaço de diálogo com esse público, historicamente alvo de outras correntes políticas, e reforçar que o partido está comprometido com a liberdade religiosa e com políticas sociais alinhadas aos ensinamentos cristãos.
Com o objetivo de capacitar seus profissionais para identificarem pacientes com perfil de morte encefálica…
O delegado Rodrigo Morais, que investigou o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro durante…
O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, visitou as obras da Orla Sul, nesta quinta-feira…
Agência Brasil O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira…
Em uma nova declaração sobre o homem que detonou explosivos próximo ao Supremo Tribunal Federal…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira,…