Categories: Economia

Candidatura de Danilo Sampaio, genro de Lula, é barrada pelo TRE-SE


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) impugnou a candidatura de Danilo Sampaio (PT), advogado e companheiro de Lurian, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada na última segunda-feira (23/9) e baseou-se no entendimento de que Danilo mantém uma relação de união estável com Lurian, o que configura um impedimento legal para sua candidatura à prefeitura de Barra dos Coqueiros (SE).

De acordo com a Constituição Federal, cônjuges e parentes de até o segundo grau do presidente da República, governadores e prefeitos são proibidos de concorrer a cargos eletivos, exceto em casos de reeleição. Com base nisso, o TRE-SE decidiu que Danilo não pode disputar a eleição no município sergipano.

A defesa de Danilo Sampaio argumentou que, apesar de seu relacionamento com Lurian, ainda não há uma união estável formalizada entre os dois, e, portanto, ele estaria apto a concorrer. Inicialmente, Danilo havia obtido uma decisão favorável em primeira instância. O juiz relator do caso no TRE-SE, Breno Bergson Santos, também havia considerado o argumento da defesa e manifestado parecer favorável à candidatura.

Contudo, a maioria dos membros da Corte entendeu que as postagens e notícias divulgadas sobre o casal seriam provas suficientes para comprovar uma união estável, barrando, assim, sua candidatura.

O Partido dos Trabalhadores (PT) vinha apostando fortemente na candidatura de Danilo para a prefeitura de Barra dos Coqueiros, destinando R$ 159,8 mil do fundo eleitoral à campanha do advogado. Este valor representa 100% dos recursos disponíveis para sua campanha, destacando o quanto a sigla considera a eleição de Danilo estratégica para o partido no estado.

Agora, a defesa de Danilo Sampaio aguarda a publicação oficial do acórdão do TRE-SE para decidir se recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou se continuará buscando reverter a decisão dentro da própria Corte sergipana. Em nota, os advogados do petista reiteraram que Danilo e Lurian “não convivem sob o regime de união estável” e, portanto, não haveria impedimentos jurídicos à sua candidatura.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Instituto Cândida Vargas reforça importância do pré-natal e do acompanhamento no pós-parto

O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…

3 horas ago

Réu é condenado, pela segunda vez, a 17 anos de prisão por matar ex-namorada com um tiro no rosto

O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…

14 horas ago

Flávio Dino vota para manter Dinho na presidência da CMJP; julgamento segue

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (28), para manter…

14 horas ago

Criminosos que planejavam assalto a banco são presos com explosivos em JP

Dois homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (28) com materiais explosivos no Bairro das…

14 horas ago

Polícia vai interrogar profissionais que atenderam mãe com útero retirado no Isea

Os profissionais de saúde envolvidos na morte do bebê recém-nascido Davi Elô e de sua…

14 horas ago

Neymar e Bruna Biancardi planejam casamento para 2026; Gabigol é padrinho

O craque brasileiro Neymar Jr, de 33 anos, e Bruna Biancardi, de 30, estariam focados…

14 horas ago