A atividade é uma das ações do Regime de Colaboração e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que visa promover momentos formativos para serem realizados nos municípios, a fim de alcançar a principal meta pactuada de 100% das crianças alfabetizadas na idade certa. No primeiro dia do ciclo, a programação começou com uma apresentação institucional que abordava aspectos importantes do monitoramento dos ciclos formativos. Durante a apresentação, foram discutidas as diretrizes para a utilização do Planilha de Monitoramento, que visam acompanhar o progresso e os resultados das formações realizadas.
Além da planilha, o encontro incluiu a apresentação de um Formulário Avaliativo e Sugestivo. O formulário, desenvolvido para coleção de feedback dos professores do 1º e 2º ano, é uma ferramenta essencial para identificar áreas que repercutem em ajustes e melhorias contínuas nas formações. A coleta de informações por meio do instrumento permitirá que futuras edições do ciclo formativo sejam ainda mais homologadas às necessidades dos educadores.
Já o segundo dia do evento marcou o início do Ciclo de Formação em Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e Ciclo de Gestão. Neste dia, os participantes puderam se aprofundar em temáticas relevantes para a prática pedagógica. Um dos principais focos foi o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que enfatiza a importância do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Na ocasião, os presentes apresentaram estratégias para favorecer a alfabetização precoce, essenciais para a formação das crianças nessa faixa etária.
Outro tema abordado foi o Ciclo de Alfabetização, que destacou a fluência leitora como componente crucial para o sucesso dos estudantes. Os participantes promoveram diálogos sobre práticas e abordagens que podem ser inovadoras nas salas de alfabetização, discutindo formas de incentivo o desenvolvimento da leitura e escrita. No âmbito do Ciclo de Gestão, foram compartilhadas boas práticas realizadas na alfabetização no estado da Paraíba.
“Essas experiências exitosas servem de referência para a melhoria contínua das práticas educativas e para o fortalecimento da rede de colaboração entre os educadores. A troca de experiências é um ponto central para o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas educacionais do estado. Resumindo, este é um momento significativo, onde nos reunimos para fortalecer nossos laços e expandir nossos conhecimentos”, afirmou o secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves.
Erivonaldo ressaltou ainda a importância da cooperação entre os municípios. “Os ciclos formativos são passos importantes na capacitação dos profissionais envolvidos na educação, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento integral das crianças em todos os municípios da Paraíba. A continuidade dessas iniciativas garante que todos os educadores estejam equipados com as ferramentas possíveis para impactar com certeza a vida de seus alunos”.
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