A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a destinação de R$ 20 milhões aos clubes gaúchos como apoio para cobrir as despesas extras causadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses. O montante será repassado tanto para as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro — Grêmio, Internacional e Juventude — quanto para os times das demais divisões nacionais e da segunda divisão do Campeonato Gaúcho. A CBF, no entanto, não detalhou como será feita a distribuição dos recursos.
A verba tem como objetivo compensar os gastos adicionais com logística, como transporte e hospedagem, enfrentados pelos clubes, que precisaram treinar e jogar fora do estado devido às condições adversas. As chuvas alagaram centros de treinamento, estádios e causaram o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, forçando as delegações a viajar de ônibus para grandes centros durante as competições nacionais.
O Internacional foi um dos clubes mais afetados, com o Beira-Rio alagado, forçando o time a mandar jogos em Barueri (SP), Criciúma (SC), Florianópolis e Caxias do Sul até julho. O retorno ao seu CT ocorreu apenas no final de agosto. O Grêmio também enfrentou dificuldades, treinando em São Paulo e Curitiba, além de mandar partidas em Cariacica (ES), Chapecó (SC) e Caxias do Sul, até que sua arena fosse reaberta em setembro.
“A CBF reconhece a situação excepcional enfrentada pelos clubes do Rio Grande do Sul nesta temporada em virtude da tragédia ambiental sem precedentes e decidiu disponibilizar essa verba para ajudá-los”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, e os clubes agradeceram o apoio. “Saímos daqui felizes e agradecendo imensamente o presidente e a CBF por todo apoio aos clubes do Rio Grande do Sul”, disse Hocsman, destacando o benefício não só para os times das Séries A, C e D, mas também para os clubes do interior.