Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF Forma Maioria para Tornar Deputado Gustavo Gayer Réu

STF Forma Maioria para Tornar Deputado Gustavo Gayer Réu


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a queixa-crime movida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). A ação acusa Gayer de calúnia, difamação e injúria, e, caso a decisão seja confirmada até o encerramento do julgamento nesta sexta-feira, o deputado se tornará réu no processo.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo recebimento da queixa, com apoio dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O julgamento está ocorrendo no plenário virtual, e até o fim do prazo, outros ministros ainda podem mudar seus votos ou pedir vista.

A queixa-crime foi motivada por um vídeo divulgado por Gayer em fevereiro do ano passado, em que criticava duramente a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na eleição para presidente do Senado. No vídeo, Gayer acusou alguns senadores, incluindo Vanderlan Cardoso e Jorge Kajuru (PSB-GO), de serem “comprados com cargos de segundo escalão” e os chamou de “vagabundos”, afirmando que eles “viraram as costas para o povo em troca de comissão”.

A defesa de Gustavo Gayer argumentou que suas declarações são protegidas pela imunidade parlamentar e que o uso do termo “comissão” não se referia a propina ou vantagens ilícitas, mas sim ao apoio de Pacheco para que Vanderlan assumisse a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.



Link da fonte aqui!