Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Barroso alerta para riscos de “ímpeto autoritário importado” e defende resistência institucional no STF

Barroso alerta para riscos de “ímpeto autoritário importado” e defende resistência institucional no STF


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que a Corte está pronta para resistir a qualquer “ímpeto autoritário” que possa vir “importado de qualquer lugar do mundo”. A declaração, feita nesta quarta-feira (13) durante evento do Lide, foi interpretada como uma alusão ao possível retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Barroso destacou sua preocupação com uma nova ordem mundial, que poderia comprometer o multilateralismo e trazer uma “onda autoritária”. Ele garantiu que o STF será um bastião contra essas ameaças. “Nós precisamos resistir, e o Supremo Tribunal Federal está lá para resistir a qualquer ímpeto autoritário que venha importado de qualquer lugar do mundo”, declarou.

No evento, Barroso também discutiu temas críticos para o Brasil, como segurança pública, criticando a “guerra às drogas” e alertando para o aumento do poder das facções criminosas. Ele elogiou a atuação de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça no governo Lula, no combate à violência.

O presidente do STF expressou insatisfação com o sistema de voto proporcional, que considera confuso e pouco transparente. Em consonância com outros magistrados do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Barroso defendeu a adoção do modelo distrital misto, inspirado no sistema alemão, que, segundo ele, permitiria ao eleitor saber exatamente quem ele elegeu.

Em seu discurso, Barroso ainda abordou a necessidade de uma transição ecológica urgente, afirmando que o Brasil já deveria “investir mais energia em transformação ecológica”.



Link da fonte aqui!