Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CLDF Aprova Política de Entrega Voluntária de Bebês para Adoção no DF

CLDF Aprova Política de Entrega Voluntária de Bebês para Adoção no DF


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 1.412, que cria uma política pública para a entrega voluntária de bebês à Justiça da Infância e Juventude. O projeto, de autoria da deputada distrital Paula Belmonte, visa apoiar gestantes ou mulheres que manifestem o desejo de entregar seus filhos para adoção antes ou logo após o nascimento.

A nova política estabelece que as mulheres que optarem pela entrega voluntária receberão acompanhamento social e psicológico, tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde. O objetivo é garantir orientação e apoio no processo, além de assegurar que a identidade das progenitoras seja preservada, respeitando seu direito ao anonimato.

O projeto também prevê a capacitação de profissionais de saúde, assistência social, educação e conselheiros tutelares, para que possam identificar e apoiar gestantes ou mães que sinalizem desinteresse em criar seus filhos. Em complemento, as unidades de saúde – públicas e privadas – deverão fixar placas informativas em locais de fácil visualização, com contatos da Justiça da Infância e informações sobre a legalidade do procedimento.

Para ampliar a conscientização, o PL institui ainda a Semana Distrital de Conscientização sobre a Entrega Voluntária, a ser realizada na última semana de novembro. A iniciativa busca educar e informar a população sobre a possibilidade legal e segura da entrega voluntária, enfatizando o papel de proteção e segurança para crianças em risco.

“Este projeto oferece uma alternativa segura para crianças em situações de vulnerabilidade, garantindo acesso a um ambiente afetuoso e respeitoso de seus direitos”, explica o texto do PL. A proposição enfatiza ainda a segurança jurídica da medida, destacando que tanto a entrega quanto a adoção são amparadas legalmente, resguardando todos os envolvidos.

Com a aprovação na CLDF, o projeto aguarda a análise e sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para ser implementado no Distrito Federal.



Link da fonte aqui!