Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STJ autoriza cultivo industrial de cannabis medicinal com baixo teor de THC no Brasil

STJ autoriza cultivo industrial de cannabis medicinal com baixo teor de THC no Brasil


A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, nesta quarta-feira (13), o cultivo industrial de cannabis com baixo teor de THC, substância psicoativa, para uso medicinal no Brasil. A decisão foi unânime entre os dez ministros e determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a União devem regulamentar o plantio dentro de um prazo de seis meses a partir da publicação do acórdão.

A autorização atende ao recurso da empresa DNA Soluções em Biotecnologia, que solicitou permissão para o plantio da variante hemp da cannabis, rica em CBD (Canabidiol) e com menos de 0,3% de THC. A empresa argumentou que o cânhamo industrial, utilizado em outros países para produção medicinal e industrial, possui níveis insuficientes de THC para causar dependência, mas concentra altos níveis de CBD, substância de potencial medicinal.

A ministra Regina Helena Costa, relatora do caso, justificou a decisão afirmando que o cânhamo industrial não deve ser tratado como a maconha, visto que sua composição não se enquadra no proibitivo estabelecido pela Lei de Drogas. Segundo ela, a proibição de seu cultivo, além de desconsiderar as diferenças científicas, contraria a finalidade da lei.

“Conferir ao cânhamo industrial o mesmo tratamento proibitivo imposto à maconha, desprezando, para tanto, as fundamentais distinções científicas existentes entre ambos, configura medida nitidamente discrepante da teleologia abrigada pela Lei de Drogas”, declarou a ministra.



Link da fonte aqui!