Categories: Política

At3ntado em Brasília gera atrito entre ABIN e Polícia Federal, aponta Estadão


Segundo o Estadão, após o atentado que deixou uma vítima fatal em Brasília na quarta-feira (13), tensões internas surgiram na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Servidores da agência comentaram entre si que deveriam se preparar para responder a cobranças públicas sobre eventuais falhas no serviço de inteligência. No entanto, para surpresa de muitos, a Abin não foi convocada para as reuniões iniciais de resposta ao atentado, que contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor da Polícia Federal, Andrei Passos, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes.

A agência só emitiu uma nota interna três horas após a explosão, apresentando um resumo do que havia sido publicado na imprensa e alertando para o risco de novas ações. Segundo alguns agentes da Abin, a mensagem interna foi vista como insuficiente e inadequada, pois ressaltou mais o trabalho de “clipping” do que qualquer atuação preventiva da inteligência, gerando constrangimento entre os próprios servidores.

Além do descontentamento interno, a Abin causou desconforto ao afirmar que, até o momento, não havia indícios de que Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, agiu em colaboração com outras pessoas no atentado. A declaração despertou desconfiança entre setores da Polícia Federal, que investiga o caso sob a hipótese de que possa estar ligado a outras redes criminosas. O diretor-geral da PF, Andrei Passos, tem outra interpretação dos fatos, e sua análise vai em direção contrária à avaliação inicial da Abin.

Procurado pela imprensa para comentar o clima de tensão entre as instituições, Passos preferiu não responder. A Abin também não se manifestou sobre as críticas direcionadas à sua atuação.

A falta de protagonismo da Abin e o desconforto com a PF aumentam a pressão sobre o diretor-geral da agência, Luiz Fernando Correa, que já enfrenta um processo de desgaste interno. A ausência de declarações oficiais por parte da Abin em um momento crítico reforça as dúvidas sobre sua atuação no campo da inteligência e expõe fragilidades na articulação entre as forças de segurança do país.



Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Atleta do Campeões do Amanhã é selecionada em teste do Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro

O Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no Bancários, foi palco de um treino especial. Em clima…

10 horas ago

Sikêra Jr. é condenado a dois anos de prisão por declarações contra comunidade LGBTQIAPN+

Reprodução RedeTV O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr., foi condenado a…

12 horas ago

Prefeito irá contratar empresa para construção de habitacional que vai beneficiar 240 famílias no Jardim Veneza

Depois de projeto da Prefeitura de João Pessoa aprovado junto ao Ministério das Cidades, com…

13 horas ago

Brasil e China assinam 37 acordos e lançam plano de parceria estratégica para os próximos 50 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder chinês Xi Jinping formalizaram, nesta…

13 horas ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Os bebês prematuros são aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. Esses…

13 horas ago

Governo Lula propõe reforma na previdência dos Militares para reduzir déficit fiscal

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO O governo federal apresentou um conjunto de medidas para reformar o sistema…

14 horas ago