Categories: Economia

Corregedor do CNJ arquiva reclamação contra desembargadores do TJ-MT alegando falta de indícios


O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, decidiu arquivar uma reclamação apresentada contra três desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A decisão se baseou na ausência de indícios ou provas que comprovassem violação de deveres funcionais ou éticos por parte dos magistrados.

A reclamação havia sido apresentada por um advogado, que acusou os desembargadores Sebastião de Moraes Filho, João Ferreira Filho e Marilsen Andrade Addario de atuarem em conluio com outro causídico em disputas relacionadas a terras. No entanto, o corregedor concluiu que não havia elementos mínimos que justificassem a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

“Os procedimentos disciplinares não podem ter prosseguimento em hipóteses cujas imputações não sejam respaldadas por provas ou indícios suficientes, que evidenciem a prática de condutas ilícitas por parte do magistrado. E a demonstração de justa causa é requisito essencial para a instauração de PAD”, afirmou Campbell.

Além disso, a reclamação também tinha o objetivo de levar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a revisar decisões judiciais já tomadas pelos desembargadores, algo que foi recusado por Campbell. Ele classificou a tentativa como um “sucedâneo recursal” de matéria exclusivamente jurisdicional, sem caráter disciplinar.

“Em casos como esse, em que a irresignação se refere a exame de matéria exclusivamente jurisdicional, o interessado deve buscar os meios de impugnação previstos na legislação processual, não cabendo a intervenção desta Corregedoria Nacional de Justiça”, explicou.

O corregedor ainda ressaltou que alegações de supostos erros em julgamentos ou falhas procedimentais, por si só, não justificam a atuação correicional, salvo em situações excepcionais que envolvam infração aos deveres funcionais.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Tribunal Penal Internacional Emite Mandados de Prisão Contra Netanyahu

Reprodução Gazeta do Povo O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou a emissão de mandados de…

27 minutos ago

Bolsonaro recusou pressão para substituir Ministro da Defesa por outro “favorável ao Golpe”, diz PF

Documentos obtidos pela Polícia Federal (PF) revelam que Jair Bolsonaro, nos últimos dias de seu…

56 minutos ago

Prefeitura de João Pessoa realiza ações e serviços em apoio à Romaria de N. S. da Penha

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas diversas secretarias, está apoiando e realizando…

3 horas ago

Atleta do Campeões do Amanhã é selecionada em teste do Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro

O Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no Bancários, foi palco de um treino especial. Em clima…

14 horas ago

Sikêra Jr. é condenado a dois anos de prisão por declarações contra comunidade LGBTQIAPN+

Reprodução RedeTV O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr., foi condenado a…

17 horas ago