O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciará nesta quarta-feira (27/11), em rede nacional, a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil mensais. A medida beneficiará cerca de 36 milhões de brasileiros, mas será acompanhada por uma nova tributação sobre lucros e dividendos superiores a R$ 50 mil, como forma de compensação fiscal.
Segundo Haddad, a taxação de lucros e dividendos busca equilibrar as contas públicas, garantindo que a desoneração do IR não prejudique a arrecadação. “A nova medida não trará impacto fiscal, ou seja, não aumentará os gastos do governo,” afirmou o ministro.
A proposta reflete o compromisso do governo em proteger a renda das famílias brasileiras e estimular o consumo. “Reafirmamos nosso compromisso com as famílias brasileiras, proteger o emprego, aumentar o poder de compra e assegurar o crescimento sustentável da economia,” declarou Haddad.
O ministro destacou que a mudança tributária é voltada especialmente para a classe média, com o objetivo de reduzir desigualdades. “É o Brasil justo, com menos imposto e mais dinheiro no bolso para investir no pequeno negócio, impulsionar o comércio local e ajudar sua cidade a crescer,” afirmou.