Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Funjope abre exposição de Rose Catão nesta quinta-feira e Salão Municipal de Artes Plásticas na sexta

Funjope abre exposição de Rose Catão nesta quinta-feira e Salão Municipal de Artes Plásticas na sexta


A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, nesta quinta-feira (5), no Hotel Globo, uma exposição da artista Rose Catão, homenageada no XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap), que começa nesta sexta-feira (6) na Galeria Casarão 34. Os eventos são abertos ao público e seguem até 31 de janeiro de 2025.

“O Salão Municipal de Artes Plásticas é extremamente importante para todos da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa. Na gestão do prefeito Cícero Lucena, nós recuperamos o Samap. Estamos conseguindo realizar duas edições bastante disputadas com artistas nacionais e locais que passaram por uma comissão de avaliadores muito qualificada, de maneira que todos os artistas selecionados têm uma legitimidade e uma autoridade muito forte para estarem ocupando a Galeria Casarão 34, dentro do Samap”, analisa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que a Funjope mantém o compromisso de valorizar as artes visuais da cidade e o Samap é fruto disso. “Tivemos diversas reuniões com o próprio Fórum de Artistas Visuais de João Pessoa que nos sugeriram algumas soluções para o Samap, e incorporamos muitas. Uma delas foi justamente que o Samap tivesse uma artista homenageada e nós resolvemos homenagear este ano a nossa querida Rose Catão, uma profissional das artes visuais muito qualificada, reconhecida no Brasil e na Paraíba, uma das gravuristas extremamente importantes na cidade. Estamos homenageando Rose Catão, que é merecedora e, ao mesmo tempo, premiando os artistas que foram selecionados pelo Samap”, acrescenta.

O diretor ressalta ainda que o Samap é parte da política de cultura estrutural da Funjope. “E nós vamos manter essa política que está, inclusive, dando super certo, com editais e com artistas convidados”.

Artistas – Para esta edição, os artistas selecionados são Fabrício Dias, de Livramento de Nossa Senhora (BA); Samuel Maria, de Belo Horizonte (MG); Trexy, de Fortaleza (CE); Erik Kleiver, de Campina Grande (PB); Lucas Alves, de João Pessoa (PB); Coletivo Verdeee + Billy, de João Pessoa (PB); Caim Ismael, de João Pessoa (PB); Lua Mousinho, de João Pessoa (PB).

Também foram selecionados os artistas Arnilson Montenegro, de Campina Grande (PB); Meiacor, de João Pessoa (PB); Lonelas, de João Pessoa (PB); João Genaro, de Bento Gonçalves (RS); Inara Marchi, de João Pessoa; Kivi Maerzi, de João Pessoa; Riegulate, dos Estados Unidos.

Homenageada – Rose Mary Catão é uma renomada artista visual nascida em Campina Grande, em 31 de outubro de 1940, e reside em João Pessoa desde 1960, local onde construiu uma carreira sólida no campo das artes visuais, destacando-se como gravadora, pintora, ilustradora e arte-educadora.

Graduada em Educação Artística, a artista é especialista em cultura afro-brasileira e mestra em biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em sua trajetória artística, participou de mais de 100 exposições coletivas, incluindo mostras nacionais e internacionais e suas obras estão presentes em importantes espaços culturais de João Pessoa. Além disso, atua como palestrante e ministra cursos sobre xilogravura, técnica que explora há mais de duas décadas.

As obras de Rose Catão possuem traçados rítmicos e sinuosos que nos conduzem a mergulhar na riqueza das suas composições. O cotidiano, a política e a afetividade fazem parte do repertório temático que atravessa sua obra.

Serviço

Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap)/Exposição Rose Catão

Período: 5 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025

Local: Galeria Casarão 34 – Praça Dom Adauto, Av. Visconde de Pelotas, 34

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h.



Link da fonte aqui!