A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) participa, nesta sexta-feira (13), das ações do ‘Dia D’ de vacinação contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) em gestantes e de multivacinação. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte das estratégias do programa Vacina Mais Paraíba, tendo como objetivo a ampliação da oferta de vacinas, além da atualização dos esquemas vacinais de rotina e melhoramento das coberturas.
João Pessoa vai dispor de toda sua estrutura de pontos fixos e móveis para imunização. “Todas as nossas unidades, sejam pontos fixos ou móveis, estarão disponibilizando os imunizantes neste Dia D de vacinação contra dTpa em gestantes e de multivacinação. Estamos prontos para imunizar nossa população e elevar as coberturas vacinais em todo o município”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
O foco principal da ação são mulheres a partir da 20ª semana de gestação, que precisam tomar a vacina dTpa. A cobertura de imunização para esse público atualmente é considerada baixa.
Locais de vacinação – As unidades de saúde da família (USF) funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já as policlínicas municipais, situadas nos bairros do Cristo, Mandacaru, Praias (em Tambaú), Jaguaribe e Mangabeira, além do Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, ficarão abertos das 8h às 16h.
As USFs do Jardim Planalto, Integrada Cruz das Armas I, Riacho Doce (no Cristo), José Américo Integrada, Caminho do Sol e Alto do Céu 2 não irão participar da mobilização do ‘Dia D’ por estarem passando por reformas.
Pontos móveis – João Pessoa também dispõe de pontos móveis de vacinação, que estarão abertos das 12h às 21h. Esses pontos ficam situados no Home Center Ferreira Costa na BR-230, no Shopping Sul e no Shopping Tambiá. Para acesso às vacinas, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou registro de nascimento da criança ou adolescente, além do Cartão SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
Difteria, tétano e coqueluche – São doenças infecciosas graves que afetam o corpo de diferentes maneiras, mas têm em comum o fato de serem preveníveis por meio da vacina, sendo a difteria uma infecção bacteriana que afeta, principalmente, a garganta e as vias respiratórias superiores, mas pode também atacar a pele e outros órgãos. A toxina produzida pela bactéria pode danificar outros órgãos, como o coração e os nervos, causando complicações graves até a morte.
O tétano é causado por uma bactéria que entra no corpo através de ferimentos ou cortes, especialmente os que envolvem contato com sujeira ou objetos contaminados. A bactéria libera uma toxina que afeta o sistema nervoso, causando rigidez muscular e espasmos dolorosos. O tétano é uma condição muito grave e a mortalidade pode ser alta se não for tratado adequadamente.
A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente crianças, mas adultos também podem ser acometidos. Em casos graves, a coqueluche pode levar a complicações como pneumonia, convulsões e até morte, especialmente em bebês e crianças.
Pedro França/Agência Senado A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na noite…
Nesta quarta-feira (11), o dólar comercial fechou cotado a R$ 5,968, uma queda de 1,3%…
A Prefeitura de João Pessoa está colocando em prática o projeto ‘Turismo Seguro’, uma iniciativa…
Foto: Reprodução O Globo O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil…
Um momento de paz, solidariedade e confraternização. Assim foi à noite desta quarta-feira (11) para…
Em Brasília Cícero Lucena celebra parceria com o BRB e avança para levar experiência do…