Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura recebe equipe da Estratégia Alimenta Cidades e reforça protagonismo de João Pessoa na segurança alimentar

Prefeitura recebe equipe da Estratégia Alimenta Cidades e reforça protagonismo de João Pessoa na segurança alimentar


A Prefeitura de João Pessoa vem desenvolvendo um importante trabalho de segurança alimentar junto às diversas famílias em vulnerabilidade social, com programas como o Pão e Leite, cozinhas comunitárias e restaurantes populares. E essa assistência ganhou um grande reforço a partir desta quinta-feira (12), com a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sesan/MDS) e presta apoio institucional e técnico as prefeituras para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações.

O prefeito em exercício, Leo Bezerra, participou do encontro, onde as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JP) discutiram estratégias com os representantes do MSD. A reunião foi no auditório do Centro de Treinamento de Professores (Cecapro), no bairro Expedicionários.

O gestor destacou os equipamentos de segurança alimentar da Capital e a importância dessa aproximação com o Governo Federal em benefício das pessoas em vulnerabilidade social. João Pessoa é referência na estratégia de segurança alimentar, contando com seis cozinhas comunitárias em funcionamento e mais quatro em construção, dois restaurantes populares, um Banco de Alimentos e o programa Pão e Leite, todos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Temos seis cozinhas comunitárias, estamos construindo mais quatro, implantamos novamente o Pão e Leite. Nós pegamos João Pessoa sucateada e o que fizemos foi reformar esses equipamentos, equipá-los e humanizar o serviço. Essa é a nossa principal função, humanizar. Não é botar apenas uma concha de feijão ou um prato de comida a uma pessoa, é mostrar que ali a gente tem um amor da gestão, porque a gente está acabando com a fome da população” reforçou.

A coordenadora geral do Alimenta Cidades, Gisele Bortolini, ressaltou o exemplo que João Pessoa é para a região no tema de segurança alimentar. “Desde quando fizemos o primeiro encontro, observamos que João Pessoa se destaca muito em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos, na forma de organizar e operacionalizar o programa, e hoje a cidade está ajudando outras que estão recebendo esse recurso do PAA pela primeira vez e precisam desse apoio”, falou.

Gisele Bortolini ainda falou sobre a redução no número de pessoas em insegurança alimentar e nutricional grave no país. Atualmente, são 8 milhões de brasileiros, só que 7 milhões estão nas cidades. “Então, precisamos olhar para os grandes centros urbanos e pensar políticas públicas que façam com que o caminho das pessoas dentro da cidade se encontre com o caminho do alimento. A proposta é que juntos, o Governo Federal, o Estado e o município, possamos avançar no olhar para a segurança alimentar e nutricional nos grandes centros urbanos. É um trabalho que começou nesse ano e que vai se estender ao longo de 2025 e 2026”, reforçou.

Oficina – Durante o encontro, foram realizadas oficinas. Estavam presentes a secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), Norma Gouveia, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JP), Sérgio Lucena.

Thais Barreto, diretora do Instituto Comida do Amanhã, apontou a importância de o município realizar as oficinas e o quanto esse momento é de aprendizado, mas também de conhecer como funciona a política de segurança alimentar e nutricional da Capital.

“O Comida do Amanhã está fazendo agendas individualizadas com cada uma das 60 cidades prioritárias e pra gente é muito especial estar aqui em João Pessoa. Acreditamos que essa oficina de hoje vai ajudar a apontar os caminhos pra cidade poder fazer e implementar ações a partir do ano que vem, pra gente pensar de que forma avançar ainda mais nessa pauta na cidade. A partir dessas oficinas vamos discutir o diagnóstico, vamos pensar forças e fragilidades do município e também elencar temas e ações prioritárias. Vamos sistematizar um documento que vai ser entregue para a cidade fazer o início da construção do que a gente chama de rota de implementação, que é onde o município realmente vai elencar as ações que serão colocadas em prática”, completou.

Visitas – Nesta sexta-feira (13), acontece a visita aos equipamentos de segurança alimentar da cidade.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.