A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes, completa três anos e comemora este marco na inclusão social, neste domingo (15), com o tema ‘Natal da União’. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, acontece no Centro Cultural de Mangabeira, a partir das 14h.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observa que a Tardezinha Inclusiva é uma ação cultural, mas principalmente de perfil social e inclusivo. Ele lembra que a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa trabalham com as crianças autistas e suas famílias há três anos num processo de inclusão social pela arte. Para Marcus, é um projeto muito vitorioso, especialmente porque nasceu de uma parceria forte com as famílias, com as mães e os pais das crianças autistas.
“O projeto completa três anos de existência e sucesso pleno. Agora vamos celebrar esse momento dentro do espírito de Natal, confraternizando e acolhendo as crianças e suas famílias em vários momentos porque a Tardezinha tem arte e cultura, mas também oferece acompanhamento pedagógico, jurídico e social”, ressalta o diretor.
Hosana Carneiro, presidente da APA, também avalia esse período de forma positiva. “A Tardezinha Inclusiva de dezembro é sempre mais especial, o fechamento de mais um ano. Nesse dia, faremos a nossa confraternização, comemoramos o Natal e o Papai Noel estará presente. Será a última Tardezinha do ano, feita com muito cuidado, sempre na perspectiva de agradar nosso público de pessoas especiais, também às famílias. Nós estaremos lá, procurando fazer a diferença num espaço onde as crianças brincam, dançam, se divertem. É mais um ano que se encerra, mais uma Tardezinha que mostra que a inclusão é o caminho certo”, diz.
Nik Fernandes, uma das idealizadoras do projeto, ressalta que a Tardezinha Inclusiva transformou a realidade de crianças autistas e suas famílias, ressalta que o evento promete emocionar e encantar crianças e seus familiares.
“Ao longo desses três anos, conseguimos transformar vidas e promover a inclusão social através da arte, da cultura e do respeito. E não há melhor momento para celebrar essa conquista do que no mês do nascimento de Jesus, um período de união e amor”, considera Nik.
Ela lembra que o evento reafirma o compromisso da Tardezinha Inclusiva em criar um espaço acolhedor e cheio de oportunidades para crianças autistas e com deficiência, fortalecendo laços entre famílias e a comunidade.
Programação – A celebração acontece em clima natalino, com a aguardada chegada do Papai Noel e uma programação recheada de atrações que prometem trazer alegria e emoção para todos os presentes. A Turma Tá Blz marca presença com o DJ Jhony Fernandes, assim como o casal da Disney, Mickey e Minnie.
O evento contará ainda com a apresentação do coral da Unimed e performances artísticas das crianças autistas Ana Beatriz, Luiz Filipe, Anthony e a cantora Clarinha Dias.
Também participam os palhaços Kika, Baba Baby, as artistas plásticas Tati Colore e Gio Guerra. Haverá a Feirinha Inclusiva com objetos produzidos pelas mães, atendimento odontológico, jogos de tabuleiro, pintura artística, oficina de slime, entre outras atividades.
Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provocou…
A recente internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expôs um embate nos…
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez comentários irônicos sobre o bilionário…
A Caravana do Cuidar desta sexta-feira (13) foi realizada no bairro Paratibe e encerrou o…
A Paraíba tem 97 cidades em situação de emergência por causa da seca. De acordo…
O governador João Azevêdo esteve, na manhã desta sexta-feira (13), em Pocinhos, ocasião em que…