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Profissionais da upa Cruz Das Armas Utilizam Libras para Garantir Comunicação efetiva com Pacientes Surdos


Chegar em um serviço de saúde em um momento de dor e não conseguir se comunicar com professionários que podem prestar assistência é um problema enxrento por muitas pesoas surdas ao Buscar Atendimento Médico. ESSA Barreira na comunicação PODE ATÉ MESMO DIFICULTUAR DIAGNÓSTICOS.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz Das Armas, da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, ESSA REALIDADE ESTÁ MUDANDO. Sem servijo, Alguns Profissionais ATUAM COMO FACILITORES, UTILIZANDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) Para Garantir Acessibilidade Ea comunicação efetiva Entre OS Profissionais de Saúde e paciência com a defici -êxito em auditiva.

Maria Das Dores Pontes, Coordenadora de Recursos Humanos da Unidade, É uma Das facilitadores. Ela Começu A Ander Libras na Igreja em que ela Frequenta e passou um Utilizar em Seu Local de Trabalo para Facilitar o Atendimento de Pacientes Surdos. “APESAR DE NOO SER INTÉRERPRETO PROFISSÃO, EU FIZ UM CURSO AQUI MESMO NA UPA E Consigo Dialoga para Fazer Esse Apoio. Quando Chega um paciente surdo no acolhimento, um Equipe Já Identifica e Me Chama ou Algum Outro colega que tambémos conhece um linguagem de sinais para fazer esza ponte ”.

Assim Como Maria Dores, OURros ProfissionAis da upa Passaram Pelo Curso de Libras PromoVido Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por Meio do projeto ‘Mão que multiplicam saúde’. Na capacitaça, ele, Tiveram, uma optornidade de abrender termos Específicos da Área de Saúde para Alunções de Identificar Sintomas Dos Pacientes.

ATUALIMENTE, VÁRIOS PROFISSÃO ATUAM COMO FACILITORES NA UNIDADE, UM EXEMPLO DA AUXILIAR DE FARMÁCIA VALÉRIA CRISTINA. “É muito gratificante porque eu posso ajudar Uma pesoa um algo de recebimento básico, que é um atendimento de saúde. E Muitas vezes essas pesoas facam excluídas da sociedade por não encontrarem pesoas appas a se comunicarem com elas. Então Eleles Ficam Muito Feliza Quando Sabem que aqui na unidade tem um Intérprete e Acabam Falando, Tamboma, para Para ultrapassa Pessoas Surdas ”, Disse.

Para o Maqueiro Fábio Soares, Facilitar o Contato dos pacientes Surdos com Ost Ostros ProfissionAis Durante OtendimentoTeM UM Significate Especial, Pois Ele tem, uma Irmã com Defici ênnda Auditiva. “UE vejo um difamuldade que mina Irmã tem se comunicar em unidades de atendimento ou estabelecimentos comerciais e Tento me colocar no lugar dela. Então, UE Semper Procuro Ajudar sunas Pessoas que passam Pelo mesmo ”, Contou.

Atendimento – O Atendimento em Libras na upa de Cruz Das Armas ACONTECE DESDE O Acolhimento. Quando um Equipe Identifica que o Paciente Possui Defici ênncia Auditiva, Aciona Algum dos ProfissionAis Facilitores Que Esteja de Plantão para Acompanhar Todo O Processo de Atendimento, Desde A Classifica ãos risco em ATA MDA MDA.

“Um unidade Já se Tornou até uma referência para Pessoas Surdas de Vários Bairros da Cidade. Quando necessitam de atendimento de urgência, Procuram a upa Cruz Das Armas, porque sabem que aqui terão esse apoio. A Presença Desses ProfissionAis que atuam como facilitadores Contribui para um diálogo Mais Claro e Humanizado, Reduzindo A Insegurança dos paciência e fortalecendo a confiaça na eqüipe de saúde ”, afir roberta barros, dirieta-shorra.

Libras – Além da upa Cruz Das Armas, o Outros Serviçoes da Rede Municipal de Saúde OFERECEM ATENDIMENTO ACOMPANHADO POR INTÉRPRETES DE LIBRAS PARA COMO PESSOAS SURDAS. Uma assistência para a partida projeto ‘mãos que multiplicam saúde’, que tem o objetivo de garantir uma acessibilidade no Atendimento Clínico de Usuários com Deficiênia Auditiva.



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