Categories: João PessoaNotícias

Cícero Lucena apresenta modelo de ônibus 100% elétrico em teste do novo projeto de mobilidade urbana da Capital


João Pessoa, que já tem a terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste, agora avança para ter uma das mais tecnológicas e com compromisso ambiental. Nesta quarta-feira (26), o prefeito Cícero Lucena apresentou o modelo BRS (Bus Rapid Service) que será colocado em operação na Capital – de veículos 100% elétricos e sem emissão de gases poluentes – dentro do grande projeto de mobilidade urbana, onde Prefeitura e Governo do Estado vão criar quatro novos corredores viários e cinco terminais de integração.

Ao todo, serão 60 ônibus novos, com mais conforto, acessibilidade e segurança para os usuários. O modelo apresentado pelo gestor da Capital durante solenidade no Terminal de Integração, no Valentina Figueiredo, ficará em circulação para teste da população pelos próximos 15 dias, já a partir desta quinta-feira (27), na linha 1500. Trata-se de um teste, não significa que será esse o modelo definitivo dos veículos que vão operar na cidade. O valor da passagem será igual ao do ‘Geladinho’.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia de transporte urbano com o sistema de ônibus. Isso mostra que estamos no caminho certo, que vamos avançar com equipamentos como esse, que proporciona conforto com ar-condicionado, wi-fi, carregador para quem usar o celular, para quem estiver sentado ou em pé. Nos corredores, eles vão dispensar a questão do elevador e, também, facilitar o acesso, não só do cadeirante, mas também do idoso. Quando se aproximarem dos sinais, os sinais vão abrir, vai diminuir o tempo da viagem das pessoas e com mais conforto”, detalhou o prefeito.

Avanço – O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcílio HBE, disse que os ônibus elétricos representam mais um avanço da Prefeitura nessa área, já melhoradas com a renovação da frota dos ônibus convencionais – de 11 para seis anos – além da chegada dos ‘Geladinhos’. “Como falou o prefeito, pela determinação dele, cada vez melhorando a mobilidade urbana da nossa cidade, a cidade crescendo, e o trabalho sendo realizado pela gestão do prefeito Cícero Lucena. Estamos dando continuidade ao que já estava planejado”, afirmou o superintendente.

Diferencial – O gerente institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Moreira Junior, falou em ‘diferencial’ e detalhou que, entre as inovações, o modelo de ônibus elétrico apresenta conforto e segurança para motoristas e passageiros. Banco com 13 regulagens, câmara de ré, comunicação sonora, painéis informativos e até iluminação para cromoterapia.

“Demonstra, exatamente, o sentido em que direção estamos indo. Ele vai ser um diferencial, o principal diferencial na questão da poluição, na questão ambiental. Que ele vai entregar praticamente zero de resíduos sólidos, zero, porque ele é 100% elétrico. E isso demonstra exatamente para onde a gente está indo. Ele é bem mais seguro, ele é muito mais confortável. É um outro patamar que João Pessoa agora passa a ser uma das cidades que estarão equipadas com 100% com ônibus elétricos”, afirmou.

Grande projeto de mobilidade urbana – A Prefeitura e o Governo do Estado já obtiveram aprovação para financiamento, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), de R$ 400 milhões, para a construção dos cinco novos terminais de integração e quatro corredores viários, onde a nova frota de ônibus elétricos vai operar. São os corredores: Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa. Esses terminais contarão com estacionamentos, bicicletários, serviços públicos, comércio, garagem, oficina.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima segunda-feira

Prazo estendido Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima…

3 horas ago

Instituto Cândida Vargas reforça importância do pré-natal e do acompanhamento no pós-parto

O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…

6 horas ago

Réu é condenado, pela segunda vez, a 17 anos de prisão por matar ex-namorada com um tiro no rosto

O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…

18 horas ago

Flávio Dino vota para manter Dinho na presidência da CMJP; julgamento segue

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (28), para manter…

18 horas ago

Criminosos que planejavam assalto a banco são presos com explosivos em JP

Dois homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (28) com materiais explosivos no Bairro das…

18 horas ago

Polícia vai interrogar profissionais que atenderam mãe com útero retirado no Isea

Os profissionais de saúde envolvidos na morte do bebê recém-nascido Davi Elô e de sua…

18 horas ago