Categories: Política

Itamaraty reage a críticas dos EUA e acusa Washington de politizar decisões do STF


O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quarta-feira (26) às críticas do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que apontou restrições à liberdade de expressão no Brasil. Em resposta, o Itamaraty classificou a declaração americana como uma tentativa de “politizar decisões judiciais” e distorcer as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

“O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos poderes, contemplado na Constituição Federal brasileira de 1988”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota oficial.

Juíza dos EUA descarta ordens de Moraes por e-mail e diz que não têm validade no país

A manifestação do governo Lula veio após Washington criticar publicamente as decisões do ministro Alexandre de Moraes (STF), que levaram ao bloqueio de plataformas digitais como a Rumble e à aplicação de multas contra empresas americanas por descumprimento de ordens judiciais.

O Itamaraty afirmou ter recebido com “surpresa” a manifestação do Departamento de Estado dos EUA, destacando que a ação judicial citada por Washington foi movida por empresas privadas americanas – Rumble e Trump Media – contra Moraes, buscando evitar o cumprimento de suas decisões no Brasil.

O governo brasileiro sustentou que a Suprema Corte apenas aplica a legislação nacional e exige que empresas que operam no Brasil tenham representação legal no país.

“A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do STF, cujos efeitos destinam-se a assegurar a aplicação, no território nacional, da legislação brasileira pertinente.”

Além disso, o governo Lula reforçou que a liberdade de expressão no Brasil deve respeitar os preceitos legais vigentes, “sobretudo os de natureza criminal”.

O embate entre Brasil e Estados Unidos acontece em meio à intensificação das críticas de Donald Trump e Elon Musk contra Alexandre de Moraes. O ministro tem sido alvo de processos nos EUA movidos por plataformas digitais e políticos republicanos, sob a alegação de que suas decisões violam a Primeira Emenda da Constituição americana.

A crise diplomática se agrava com a crescente pressão do governo Trump e do Congresso americano contra o STF, colocando o Itamaraty no centro de um delicado embate entre liberdade de expressão, soberania digital e relações bilaterais entre Brasília e Washington.

Leia a íntegra da nota:

O governo brasileiro recebe, com surpresa, a manifestação veiculada hoje pelo Departamento de Estado norte-americano a respeito de ação judicial movida por empresas privadas daquele país para eximirem-se do cumprimento de decisões da Suprema Corte brasileira.

O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos poderes, contemplado na Constituição Federal brasileira de 1988.

A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal, cujos efeitos destinam-se a assegurar a aplicação, no território nacional, da legislação brasileira pertinente, inclusive a exigência da constituição de representantes legais a todas as empresas que atuam no Brasil. A liberdade de expressão, direito fundamental consagrado no sistema jurídico brasileiro, deve ser exercida, no Brasil, em consonância com os demais preceitos legais vigentes, sobretudo os de natureza criminal.

O Estado brasileiro e suas instituições republicanas foram alvo de uma orquestração antidemocrática baseada na desinformação em massa, divulgada em mídias sociais. Os fatos envolvendo a tentativa de golpe contra a soberania popular, após as eleições presidenciais de 2022, são objeto de ação em curso no Poder Judiciário brasileiro.

URGENTE: Câmara dos EUA aprova projeto que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

ICV reforça os benefícios do contato a pele a pele do método canguru para mães e recém-nascidos

O Instituto Cândida Vargas (ICV), referência em atendimento materno-infantil em João Pessoa, tem incentivado a…

1 hora ago

Em nota, prefeitura de Atibaia esclarece contrato com cooperativa ligada ao MST

Diante da repercussão em torno do repasse de R$ 350 mil à Cooperativa Terra Livre,…

2 horas ago

Trabalhador morre após cair do quarto andar durante instalação de rede de proteção em João Pessoa

Trabalhador morre após cair do quarto andar durante instalação de rede de proteção em João…

2 horas ago

PF apreende e incinera mais de 100 mil pés de maconha em Patos, no Sertão da Paraíba

A Polícia Federal apreendeu e incinerou, na manhã deste sábado (12), mais de 100 mil…

3 horas ago

Bolsonaro será transferido em UTI aérea para Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Natal para Brasília em um avião com UTI aérea, segundo confirmaram os médicos…

3 horas ago

Jojo Todynho expõe contradições no uso do SUS e é alvo de resposta irônica do Ministério da Saúde

Na última semana, a cantora e apresentadora Jojo Todynho, 28, provocou um intenso debate nas…

3 horas ago