O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente o encontro entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, realizado na sexta-feira (28) na Casa Branca, classificando-o como uma “cena grotesca” e “desrespeitosa”. Segundo Lula, o ex-presidente dos Estados Unidos humilhou o líder ucraniano ao repreendê-lo publicamente sobre a condução da guerra contra a Rússia.
Banner Hair Cap 300 x 250
Banner Seguro Veículo 300×250
Banner 2 Ebooks 300 x 250
“Sinceramente, não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, não via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, declarou Lula neste sábado (1º).
Durante o encontro, Trump afirmou que Zelensky falhou em conter a ofensiva russa e mencionou os US$ 350 bilhões enviados pelo governo Biden à Ucrânia para apoio militar. “Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. Demos a você, por meio daquele presidente estúpido, US$ 350 bilhões. Demos a você equipamento militar. Você é corajoso, mas usou o nosso equipamento. Se não tivesse, esta guerra teria acabado em duas semanas”, disse o republicano.
Para Lula, a postura de Trump foi uma retaliação clara ao presidente ucraniano e pode ter impacto negativo sobre a União Europeia. “Acho que o Zelensky foi humilhado. Acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada. É bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da Otan e seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo”, analisou.
O petista reforçou sua posição de que a guerra é um problema global, não apenas dos países diretamente envolvidos. “Na verdade, esse conflito não é um problema de nenhum país específico, mas sim responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e prefere discutir a guerra”, disse.