Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Visita multidisciplinar reduz mortalidade e tempo de internação na UTI pediátrica do HMV

Visita multidisciplinar reduz mortalidade e tempo de internação na UTI pediátrica do HMV


O Hospital Municipal Infantil do Valentina (HMV) tem apresentado resultados significativos com a implementação da visita multidisciplinar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Utilizado no serviço há pouco mais de dois anos, este modelo de visita busca aprimorar a qualidade da assistência oferecida aos pacientes.

A visita multidisciplinar envolve uma equipe diversa de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, farmacêuticos clínicos, psicólogos e assistentes sociais. Diariamente, a equipe percorre leito a leito da UTI pediátrica para avaliar o quadro clínico de cada paciente.

De acordo com o médico pediatra Roberto Leitão, diretor-técnico do HMV e coordenador das visitas multidisciplinares, esse formato permite que todos os envolvidos na assistência opinem, garantindo que as decisões clínicas sejam tomadas de forma integrada, levando em consideração não apenas o ponto de vista médico, mas também os relatos técnicos dos demais profissionais.

“O grande diferencial desse tipo de visita é que muitas condutas são ajustadas durante o tratamento com base nessa troca multiprofissional, o que enriquece a abordagem terapêutica e impacta diretamente nos resultados, com um giro de leitos mais eficiente, além da redução nos índices de infecção hospitalar e mortalidade”, explicou o diretor-técnico do HMV.

Entre os diversos benefícios para o paciente, esse formato de visita numa UTI pediátrica proporciona melhor planejamento do tratamento, comunicação e coordenação entre os diferentes profissionais, redução de erros, melhorias na qualidade do atendimento, redução no tempo de internação, redução da taxa de mortalidade e também maior satisfação dos pais da criança.

Resultados – No ano de 2021, antes da implementação da visita multidisciplinar, a taxa de mortalidade da UTI pediátrica foi de 18%, enquanto em 2024, a média anual de mortalidade caiu para 8%. Os resultados também têm sido positivos quando se trata do tempo de internação. Em 2021, a média do tempo de ocupação de um paciente na UTI do HMV era de 54 dias, enquanto em 2024, a média foi reduzida para 37 dias. Ou seja, agora os pacientes passam menos tempo internados.

Para a diretora-geral do HMV, Tânia Menezes, a visita multidisciplinar é uma ferramenta fundamental para garantir um cuidado de qualidade com segurança na assistência aos pacientes pediátricos em estado grave. “Ao reunir diferentes especialidades e conhecimentos, essa abordagem permite um tratamento mais completo, individualizado e eficaz, contribuindo para a recuperação da criança e para o bem-estar de sua família”, destacou.

Serviço – O HMV é referência no atendimento infantil, recebendo casos clínicos, assim como urgência e emergência pediátrica. O hospital é uma unidade de ‘porta aberta’, atendendo desde recém-nascidos a adolescentes de até 17 anos e conta com serviços de pronto atendimento, equipes de imagem, bloco cirúrgico para pequenas e médias cirurgias, além de ambulatórios que atendem casos nas especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, anestesiologia, neurologia e endocrinologia. A unidade hospitalar está localizada na Avenida Mariângela Lucena Peixoto, número 274, no bairro Valentina Figueiredo.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.