Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolsonaro pede que STF julgue caso de ‘tentativa de golpe’ no Plenário

Bolsonaro pede que STF julgue caso de ‘tentativa de golpe’ no Plenário


O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (6), que seu julgamento pela suposta tentativa de golpe de Estado ocorra no plenário da Corte, e não na 1ª Turma, onde o caso atualmente tramita.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A defesa do ex-presidente argumenta que um julgamento dessa importância, envolvendo um ex-chefe de Estado e ex-ministros, deveria ser analisado pelo conjunto dos ministros do STF, e não por um colegiado reduzido. “Parece ser inadmissível que um julgamento que envolve o ex-presidente da República não ocorra no tribunal pleno”, afirmam os advogados na petição apresentada no último dia do prazo concedido por Alexandre de Moraes.

Apesar do pedido, a tendência é que o caso permaneça na 1ª Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

A defesa também questiona a falta de acesso integral às provas reunidas pela Polícia Federal. Segundo os advogados, Moraes teria liberado apenas trechos selecionados da investigação, sem fornecer a íntegra do espelhamento dos celulares apreendidos – incluindo o do próprio Bolsonaro.

A petição afirma que essa limitação prejudica o direito de defesa, impossibilitando a indicação de testemunhas e a contestação de mensagens incluídas no processo. “Toda prova reunida na investigação deve ser compartilhada integralmente com a defesa”, argumenta o documento.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e outros 33 investigados há poucas semanas, sob a acusação de tentativa de subversão da ordem democrática. Agora, o STF precisa decidir se aceita a denúncia e qual instância será responsável pelo julgamento.

O pedido de Bolsonaro para que o caso vá ao plenário ainda será analisado, mas, até o momento, a tendência é que a 1ª Turma do STF seja responsável pela condução do processo.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.