Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Complexo Hospitalar de Mangabeira realizou mais de mil atendimentos durante o Carnaval

Complexo Hospitalar de Mangabeira realizou mais de mil atendimentos durante o Carnaval


O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) realizou entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março, feriado de Carnaval, mais de mil atendimentos. Desse total, 898 pacientes procuraram o hospital por demanda espontânea, além dos demais casos recebidos através da Central de Regulação e serviços de atendimento móvel de urgência como Samu e Corpo de Bombeiros.

“Até o começo da manhã do dia 5 tínhamos registrado 922 pacientes que deram entrada através da nossa porta de urgência, ao longo do dia passamos dos mil atendimentos nesse período de Carnaval”, destaca a diretora técnica do CHM, a médica Raphaella Lacerda.

Das especialidades atendidas, as principais foram para clínica médica, cirurgia geral e ortopedia. O perfil dos pacientes que mais buscaram assistência incluía pessoas com idades entre 20 e 39 anos, de ambos os sexos. Apesar disso, no total, as mulheres foram as mais atendidas no feriado.

“A maioria dos atendimentos foi ocasionada por acidentes automobilísticos, síndromes gripais e gastroenterites. Com o aumento da movimentação e da circulação de veículos durante as festividades, os acidentes de trânsito se tornaram a principal causa de internações, especialmente no setor de ortopedia, onde realizamos diversos atendimentos e intervenções cirúrgicas. Além disso, o clima instável e os hábitos alimentares alterados durante o Carnaval geraram um aumento significativo em casos de síndromes gripais e gastroenterite”, explica Raphaella Lacerda.

Além da porta de urgência do CHM, o Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm), que fica localizado no Complexo Hospitalar, também registrou um alto número de atendimentos no mesmo período. Entre a sexta-feira (28) e a quarta-feira de cinzas (5) foram atendimentos 60 pacientes. Desses, 51 buscaram o atendimento por demanda espontânea, já os demais foram levados por serviços como Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia.

O serviço recebeu pacientes com idades diversas entre 18 e 79 anos, mas a faixa etária com maior entrada foi de pessoas entre 40 e 44 anos. Os atendimentos foram realizados pelos mais diversos casos, mas os principais foram devido a surtos psicóticos.

“Apesar da alta demanda, estamos satisfeitos com o trabalho de nossa equipe, que se empenhou para atender a todas as emergências e garantir que os pacientes recebessem a assistência necessária com qualidade e eficiência. Nosso compromisso com a saúde da população é permanente, e continuaremos a trabalhar para proporcionar um atendimento de excelência, seja em períodos de alta demanda ou em qualquer outro momento do ano. Agradecemos também à população pela confiança e reafirmamos que o Complexo Hospitalar de Mangabeira segue à disposição de todos, pronto para enfrentar os desafios e atender as necessidades de saúde da população”, destaca o diretor geral do CHM, Felipe Medeiros.

Serviço – O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity é a instituição da Rede Municipal de Saúde referência no atendimento de traumas do ombro pra baixo e atuando como porta de urgência 24 horas. O hospital conta com 190 leitos, sendo 136 de enfermaria atendendo a parte de ortopedia, clínica médica e clínica cirúrgica, 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 44 leitos de pronto socorro e semi-intensiva.

Pasm O Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), da Prefeitura de João Pessoa, funciona 24 horas e atende casos de urgência e emergência em psiquiatria, como surtos psicóticos e distúrbios psiquiátricos em fase aguda, casos de ideação suicida e descompensação dos tratamentos psiquiátricos com aparecimento de sintomas patológicos agudos.

A unidade está localizada na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira, anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM). O telefone para contato é (83) 98768-0121, atendendo tanto por ligação convencional quanto por mensagens via aplicativo WhatsApp.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.