Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo Federal destina construção de 288 moradias populares para João Pessoa

Governo Federal destina construção de 288 moradias populares para João Pessoa


O Ministério das Cidades autorizou a contratação de 288 novas moradias enquadradas na modalidade Urbana do Minha Casa, Minha Vida. As contratações, publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (6) atendem ao município de João Pessoa, na Paraíba. 

No Nordeste, a capital paraibana será a única beneficiada, com a construção de 288 novas residências no Residencial Ipês II. Em todo o Brasil, foram selecionadas 382 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida desde 2023. 

As moradias urbanas subsidiadas pelo FAR, conforme a Portaria MCid Nº 725, de junho de 2023, deverão ter acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércios e transporte público coletivo. As casas térreas devem ter, no mínimo, 40m², e apartamentos / casas sobrepostas 41,50 m² (área útil com varanda), sendo 40m² de área principal da residência. 

Do zero à autorização de contratação  

As autorizações para contratar, em formato FAR, ocorrem após as etapas de apresentação de proposta e fase de enquadramento. O processo para a construção das unidades habitacionais em áreas urbanas se inicia por meio da realização de proposta de empreendimento das construtoras ou Ente Público Local (no caso de doação de terreno) à Caixa Econômica Federal.   

Caso a proposta seja aprovada, é verificado se os terrenos atendem aos requisitos mínimos de inserção urbana, acesso à infraestrutura, equipamentos públicos e serviços. Após as análises técnicas e de risco feitas pela Caixa, juntamente de análises jurídicas, o Ministério das Cidades é sinalizado. Se todas as documentações estiverem em dia e as análises forem positivas, é realizada a autorização para contratação no Diário Oficial da União.  


Post Views: 5



Link da fonte aqui!