Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sem alarde, Banco Central muda regras do PIX

Sem alarde, Banco Central muda regras do PIX


O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (6), novas regras para o Pix, com o objetivo de aumentar a segurança do sistema e dificultar a ação de golpistas. A principal mudança exige que os nomes de pessoas e empresas vinculadas às chaves Pix estejam exatamente em conformidade com os registros de CPF e CNPJ da Receita Federal.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Com isso, as instituições financeiras e de pagamento deverão garantir que os dados estejam corretos sempre que houver movimentações como registro, alteração de informações, portabilidade ou reivindicação de posse de uma chave Pix. Além disso, o BC vai excluir chaves associadas a CPFs e CNPJs com situação irregular, como:

  • CPFs: suspensos, cancelados, nulos ou de titulares falecidos;
  • CNPJs: suspensos, inaptos, baixados ou nulos.

Outra mudança significativa é que chaves Pix do tipo e-mail não poderão mais ser transferidas para outro titular. Apenas chaves vinculadas a números de celular continuarão com essa funcionalidade, permitindo a transferência de números pré-pagos entre usuários.

Além disso, as informações vinculadas às chaves aleatórias não poderão mais ser alteradas. Caso um usuário precise modificar algum dado, será necessário excluir a chave antiga e criar uma nova.

Para garantir o cumprimento das novas regras, o BC anunciou que fará um monitoramento constante das instituições financeiras e poderá aplicar penalidades para aquelas que não seguirem os protocolos de segurança. A autarquia também atuará diretamente para identificar e excluir chaves que apresentem inconsistências nos registros.

Outra alteração importante envolve a devolução de valores via Pix. Até então, transações iniciadas em dispositivos não cadastrados eram limitadas a R$ 200. Agora, o BC permitirá que devoluções feitas de boa-fé pelo recebedor possam ser realizadas sem essa restrição, facilitando o reembolso de pagamentos.

O Banco Central garantiu que as novas regras não mudam a forma como pessoas e empresas enviam ou recebem Pix, mas aumentam as exigências de segurança. Segundo o BC, a principal intenção é dificultar fraudes e garantir que todas as chaves estejam associadas a dados verificados e confiáveis.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.