Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Saúde mantém serviços voltados ao cuidado com a saúde da mulher

Secretaria de Saúde mantém serviços voltados ao cuidado com a saúde da mulher


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca sempre ofertar um cuidado integral à população, por isso, mantém em sua rede serviços contínuos com foco na prevenção e promoção à saúde. Para planejar, acompanhar e monitorar as ações e políticas públicas voltadas para a população feminina, a pasta conta com a área técnica de saúde da mulher.

Por meio da rede municipal de saúde, a assistência tem início nas unidades de saúde da família (USF), porta de entrada para todos os demais serviços ofertados pela SMS, e segue acontecendo também nas Policlínicas Municipais, Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS), Academias da Saúde e Hospitais, em especial o Instituto Cândida Vargas (ICV).

“As mulheres são donas de casa, mães, profissionais, cuidam naturalmente dos outros e ainda precisam de tempo para cuidarem de si, por isso, nossa gestão tem um olhar muito especial para elas que tanto cuidam e fazemos questão de manter uma rede assistencial estruturada com um olhar diferenciado de carinho e cuidado para nossas mulheres”, destaca Janine Lucena, secretária executiva de Saúde de João Pessoa.

Atendimentos básicos e especializados – Dentro das políticas de saúde da mulher e planejamento familiar, as USFs disponibilizam diversos métodos contraceptivos para atender às necessidades individuais do público feminino. Algumas das opções mais comuns são a inserção de DIU, as pílulas anticoncepcionais e os preservativos. As USFs também fazem o encaminhamento para procedimentos permanentes como a laqueadura tubária, realizada no ICV.

Ainda na Atenção Básica, é realizado todo o acompanhamento das usuárias gestantes por meio do pré-natal, além de atendimentos de rotina para as mulheres em geral, a exemplo do exame citológico, e encaminhamentos para especialistas como ginecologistas e endocrinologistas que atendem nas policlínicas municipais.

ICV – Referência em maternidade na Paraíba, o Instituto Cândida Vargas (ICV), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, oferece uma série de serviços às usuárias, desde o pré-natal de alto risco até a realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido, sempre priorizando a humanização no atendimento.

A maternidade ainda disponibiliza a Casa Mãe Bebê, que recebe mães de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) do ICV. Assim, elas podem acompanhar os seus filhos de perto, com conforto e recebendo apoio multiprofissional.

Mamografias – Outro cuidado importante dentro das políticas de saúde voltadas à população feminina na rede municipal é a prevenção ao câncer de mama. Em João Pessoa, o incentivo às mulheres buscarem realizar o exame de mamografia vai além da campanha Outubro Rosa e acontece o ano inteiro. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde oferece cerca de três mil mamografias ao mês.

Para ter acesso ao exame, a usuária deve, primeiramente, procurar a sua USF de referência e pedir a solicitação. Com o pedido já em mãos, ela agendar diretamente pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou se dirigir a um dos serviços parceiros (Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer – CEDC, Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente e Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW – para fazer o agendamento do exame.



Link da fonte aqui!