Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VITÓRIA DE TRUMP: Zelensky recua e aceita proposta de cessar-fogo dos EUA

VITÓRIA DE TRUMP: Zelensky recua e aceita proposta de cessar-fogo dos EUA


A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia, segundo um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (11). O acordo, porém, ainda precisa ser aprovado por Moscou para entrar em vigor.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A negociação foi realizada em um encontro entre autoridades ucranianas e americanas na Arábia Saudita. Durante a reunião, os EUA anunciaram a retomada do compartilhamento de inteligência e assistência de segurança à Ucrânia. Além disso, os dois países avançaram na negociação de um acordo para exploração de recursos minerais ucranianos por empresas americanas.

O presidente Volodymyr Zelensky classificou o cessar-fogo como um passo positivo e disse que o plano traria garantias de segurança por terra, mar e ar para a Ucrânia. Ele também propôs que o acordo inclua:

  • Troca de prisioneiros civis e militares
  • Devolução de crianças ucranianas levadas à força pela Rússia

“Estamos prontos para aceitar esta proposta. Agora, cabe aos Estados Unidos convencer a Rússia a fazer o mesmo”, afirmou Zelensky.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que a Ucrânia deu um passo importante e expressou esperança de que Moscou aceite os termos do cessar-fogo. Segundo ele, o prazo de 30 dias pode ser prorrogado conforme o andamento das negociações.

Já o conselheiro de Segurança Nacional do ex-presidente Donald Trump, Mike Waltz, afirmou que se reunirá em breve com autoridades russas para discutir a proposta.

Até agora, a Rússia não se manifestou oficialmente sobre o cessar-fogo.

A negociação ocorre 11 dias após uma tensão entre Zelensky e Donald Trump na Casa Branca. Durante um encontro, Trump acusou o líder ucraniano de arriscar milhões de vidas e provocar uma possível Terceira Guerra Mundial. O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, chegou a chamar Zelensky de “ingrato” após críticas do ucraniano ao governo americano.

Após o desentendimento, Zelensky iniciou um movimento para reaproximar-se dos EUA, resultando na reunião desta terça-feira.

Horas antes do encontro, a Ucrânia lançou um ataque de drones contra Moscou, que deixou três mortos e 17 feridos, segundo autoridades russas. O bombardeio também provocou incêndios e levou à suspensão temporária de operações em quatro aeroportos da capital russa.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.