Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do STM diz que Bolsonaro pode perder patente de capitão se for condenado

Presidente do STM diz que Bolsonaro pode perder patente de capitão se for condenado


A nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, afirmou nesta quarta-feira (12) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode perder sua patente de capitão do Exército caso seja condenado por crimes militares. Segundo a ministra, essa possibilidade dependerá da manifestação do Ministério Público Militar e da condução do caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

“Se for o caso, sim, ele [Bolsonaro] pode ser submetido a um Conselho de Justificação, a representação de dignidade. Ele pode ser julgado também por crimes militares, como dissitação à tropa”, disse Maria Elizabeth.

A ministra tomou posse como a primeira mulher a presidir o STM nesta quarta-feira. Indicada ao tribunal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2007, ela agora está à frente da Corte responsável por julgar militares por crimes previstos no Código Penal Militar.

O ex-presidente é alvo de investigações no STF que apuram sua suposta participação em uma trama para manter-se no poder, que envolveria militares de alta patente. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já apresentou denúncia contra 24 militares, incluindo almirantes, alegando que Bolsonaro liderava um grupo com planos golpistas, que teriam cogitado até o assassinato do então presidente eleito Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes.

Embora o caso esteja sendo analisado pelo STF, o Código Penal Militar prevê punições para crimes como “organização de grupo para a prática de violência”, tentativa de “sequestro ou cárcere privado” e até “homicídio qualificado”.

Caso Bolsonaro seja condenado por crimes dessa natureza, ele poderá ser submetido a um Conselho de Justificação, procedimento que avalia a perda de patente de militares da reserva considerados indignos do oficialato.



Link da fonte aqui!