Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estação Cabo Branco abre exposição ‘Outono’ a partir deste sábado

Estação Cabo Branco abre exposição ‘Outono’ a partir deste sábado


A exposição ‘Outono’, da artista Rogeria Gaudêncio, será aberta ao público a partir deste sábado (15), às 16h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano. A mostra traz 27 aquarelas que poderão ser vistas no pavimento 1 do Espaço de Arte, até 10 de junho. O local está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábados e domingos, das 10h às 18h. O acesso é gratuito.

De acordo com o curador, Luis Neto, a exposição é subdivida em três fases: Outono no imaginário, das folhas secas a migração das aves; Outono no Nordeste das chuvas, sua importância e significado para o povo da região; e Outono na vida, representação da consciência do envelhecimento.

“Em todas as fases a artista Rogeria Gaudêncio recorre a organização da forma e do espaço, aplicação das leis de equilíbrio, compensação de massas e originalidade na composição. A perfeita relação entre os fatores ‘variedade versus unidade’ e ‘unidade versus variedade’ na obra de Rogeria representa uma qualidade única na composição artística: o ritmo elemento dinâmico em sua composição”, destacou o curador.

‘Saga do Vaqueiro’ – Na Estação Cabo Branco, o público também pode apreciar a exposição ‘Saga do Vaqueiro’, do fotógrafo baiano Lenec Mota, aberta na última sexta-feira (7). A exposição fotográfica busca imortalizar a essência da tradição e da cultura do sertão nordestino, aberta à visitação até 7 de junho, no 1º andar da torre de exposições.

A curadora da exposição, Cristina Strapação, explicou que a exposição tem um olhar sobre a alma do Sertão da Bahia, imortalizando a figura do vaqueiro e a identidade cultural da região – um convite à reflexão sobre a importância da preservação dessas tradições. “Este projeto não apenas celebra a tradição de um povo, mas também registra o cotidiano de uma prática ancestral, que se vê ameaçada pela modernidade, pela rápida transformação do campo e pela substituição de saberes passados de geração em geração”, afirmou.

A exposição ‘Saga do Vaqueiro’ é resultado de um projeto enviado pelo artista visual Leandro Rolim para edital de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em 2024. O projeto foi acolhido pela Curadoria de Arte da Estação Cabo Branco.

Artista – Lenec Mota, natural de Irecê (BA), atualmente, divide seu tempo trabalhando na Paraíba e na Bahia. Atua nas áreas de fotografia, produção cultural e audiovisual, com experiência em projetos culturais e televisivos. Recentemente, participou dos projetos documentais – Semeando o Futuro e Reconhecendo Mestres: Francisco Alves, o Coroné Chico Tripa (2024), ambos na Paraíba.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.