Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pará lidera desmatamento na Amazônia enquanto se prepara para sediar a COP30

Pará lidera desmatamento na Amazônia enquanto se prepara para sediar a COP30


Mesmo sendo o Estado-sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025, o Pará segue como o maior responsável pelo desmatamento da Amazônia desde 2006. Dados do sistema PRODES, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que o estado sozinho devastou 74,2 mil km² da floresta desde 2005 — o equivalente a 40,2% de todo o desmatamento registrado na Amazônia Legal.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O Pará continua à frente da destruição ambiental. Em 2024, último ano com dados completos do monitoramento, o estado perdeu 2,4 mil km² de vegetação, mantendo-se como líder disparado no ranking do desmatamento. Mato Grosso, o segundo colocado, derrubou menos da metade dessa área.

A liderança do Pará não é recente. Até 2004, o estado disputava o topo do ranking com o Mato Grosso. Mas, a partir de 2006, disparou na frente e nunca mais perdeu a posição. Desde o início da série histórica do PRODES, em 1988, o Pará acumula um total de 172,4 mil km² de mata destruída — o maior volume registrado na Amazônia.

Enquanto se prepara para receber chefes de Estado e líderes ambientais de todo o mundo na COP30, o Pará enfrenta o desafio de equilibrar o discurso sustentável com a realidade dos números. A destruição da floresta segue em ritmo acelerado, levantando dúvidas sobre as estratégias de conservação e combate ao desmatamento no estado que será palco de uma das conferências climáticas mais importantes do planeta.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.