Categories: João PessoaNotícias

Prefeitura de João Pessoa discute projeto de concessão para gestão de cemitérios e deve lançar edital em abril


A Escola de Governo Municipal (Esgov) da Secretaria de Administração (Sead) promoveu, nesta quarta-feira (26), o Seminário de Concessões Comuns de Serviços Públicos: Um olhar sobre o processo de concessão comum de cemitérios públicos de João Pessoa. O encontro aconteceu no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em Jaguaribe. O tema faz parte do programa ‘JP Parcerias’, que visa tornar a Capital uma referência em eficiência, responsabilidade fiscal, transparência, sustentabilidade financeira e ambiental, discutindo temas como cemitérios, Zona Azul, energia solar, entre outros.

A partir deste programa, a Prefeitura de João Pessoa deve lançar, no próximo mês de abril, o edital para contratação da empresa concessionária de serviço público para gerir os cemitérios públicos da cidade. O edital já está em fase de finalização da elaboração e vai permitir que, através de uma parceria público-privada, os cemitérios da Capital paraibana passem por uma profunda reformulação para funcionar e oferecer os serviços de forma plena para a população.

O secretário de Administração, Valdo Alves, explicou que o formato da PPP para os cemitérios será a concessão comum. “A empresa vai explorar os cemitérios e a Prefeitura vai ganhar a reforma de todos os cemitérios e a construção de mais um sem qualquer custo para a gestão, além de que vamos ter uma porcentagem de serviços para aqueles que precisam, mas não tem condições”, disse.

Projeto de concessão – João Pessoa tem, atualmente, cinco cemitérios públicos e o projeto de concessão para a parceria público-privada prevê a construção de mais um cemitério, além da recuperação, modernização, manutenção, instalação de crematório, adoção de medidas gerenciais e operacionais no tocante aos serviços cemiteriais de todos os equipamentos por 30 anos.

“A ideia é mudar a cultura de gestão cemiterial em João Pessoa para prestar um melhor serviço para a população. Cemitério é um tema muito sensível para a Prefeitura, que tem problemas seculares, mas estamos tendo a coragem hoje de enfrentar. E para nós, que fazemos o comitê técnico para debater este assunto específico, a solução é mesmo delegarmos ao privado a gestão dos cemitérios”, afirmou a coordenadora de projetos Especiais da Secretaria de Governo, Priscilla Maciel.

De acordo com o projeto, a parceria vai tornar os cemitérios mais acessíveis e atrativos à população. “A parceria vai funcionar para prestar de fato este serviço público, porque hoje nós só temos dois serviços prestados pelos cemitérios, que é o sepultamento e a exumação. Ao passo que temos um complexo de serviços que são estabelecidos por norma, mas não são realizados, a exemplo de crematórios, porque não existe forno de cremação na Prefeitura”, exemplificou. Ela cita ainda a modernização e construção de ferramentas tecnológicas para que a cidade tenha um acervo digitalizado dos cemitérios.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Réu no STF, Bolsonaro diz temer prisão: ‘Seria o fim da minha vida’

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe…

1 dia ago

Débora Rodrigues deixa prisão e vai para casa com tornozeleira após decisão de Moraes

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, deixou na noite desta sexta-feira (28/3)…

1 dia ago

Secretaria de Saúde de João Pessoa oferece diversos serviços para bem-estar de usuárias da USF Verde Vida

A Unidade de Saúde da Família (USF) Verde Vida, localizada no Bairro das Indústrias, promoveu,…

1 dia ago

Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima segunda-feira

Prazo estendido Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima…

1 dia ago

Instituto Cândida Vargas reforça importância do pré-natal e do acompanhamento no pós-parto

O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…

1 dia ago

Réu é condenado, pela segunda vez, a 17 anos de prisão por matar ex-namorada com um tiro no rosto

O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…

2 dias ago