Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes retoma inquérito contra Kassab e é acusado de pressionar PSD contra anistia do 8 de Janeiro, aponta Estadão

Moraes retoma inquérito contra Kassab e é acusado de pressionar PSD contra anistia do 8 de Janeiro, aponta Estadão


O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, retomou uma investigação contra o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em uma decisão interpretada nos bastidores de Brasília como tentativa de pressionar o partido a recuar do apoio ao projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A informação é do jornal Estadão.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

No último dia 19, Moraes determinou que o inquérito da Lava Jato que acusa Kassab de corrupção passiva, caixa dois e lavagem de dinheiro retorne ao STF — para ser relatado novamente por ele próprio. A investigação havia sido enviada por Moraes à Justiça Eleitoral de São Paulo em 2019, e Kassab se tornou réu em 2021, após denúncia do Ministério Público.

A justificativa formal da nova decisão é baseada em uma mudança recente no entendimento do STF sobre o foro privilegiado. Agora, crimes cometidos durante o exercício de um cargo e em razão dele podem continuar sob análise do Supremo, mesmo após o fim do mandato da autoridade investigada.

Kassab é acusado de ter recebido R$ 16 milhões da JBS em troca de apoio político. Ele nega irregularidades e afirma que os valores se referem a serviços prestados fora do setor público.

Nos bastidores, a movimentação foi lida por integrantes do Judiciário, do Executivo e do Congresso como uma tentativa clara de barrar o avanço do projeto de anistia. Lideranças do PSD vinham sinalizando apoio à proposta, que é encampada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em discurso recente em Copacabana, Bolsonaro chegou a dizer que havia resolvido um “velho problema” com Kassab e que o presidente do PSD estaria comprometido com a aprovação da anistia.

No Palácio do Planalto, a leitura é de que Moraes usou o inquérito como forma de sinalizar ao partido que a Corte não tolerará alinhamentos com propostas que possam minar o processo judicial em curso contra os réus do 8 de janeiro. Auxiliares de Lula veem Kassab como experiente o bastante para evitar uma disputa aberta com o STF e temem que um apoio formal à anistia divida o PSD, que atualmente ocupa três ministérios no governo.

Em nota reservada a aliados, lideranças do partido negaram qualquer promessa de Kassab a Bolsonaro. Afirmam que o dirigente apenas indicou que os parlamentares da legenda terão liberdade de voto. A movimentação no Congresso segue intensa: o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), pretende apresentar, na próxima quinta-feira (3), o pedido de urgência para tramitação da proposta, com apoio de nove partidos.

Uma reunião para articular o avanço do projeto está marcada para a próxima terça-feira (1º), convocada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O tema deve permanecer como um dos mais sensíveis da pauta política nos próximos dias.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.