31/03/2025 – 11:58
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Silvye Alves é a autora da proposta
O Projeto de Lei 404/25 busca proibir a atuação de guardadores informais de carros em vias públicas, estabelecendo uma base legal para que os órgãos de trânsito possam atuar contra a atividade. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer que compete aos órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios fiscalizar e coibir a atuação de indivíduos não autorizados que exerçam a vigilância de veículos estacionados em vias públicas.
O texto está em análise na Câmara dos Deputados. A autora, deputada Silvye Alves (União-GO), defende a aplicação de multas e outras sanções administrativas aos guardadores a fim de garantir mais segurança para os cidadãos.
“O projeto visa a combater a prática conhecida como ‘flanelinha’, onde indivíduos não autorizados se apropriam de espaços públicos, oferecendo serviços de vigilância de veículos e cobrando valores para tal, sem qualquer respaldo legal”, afirma a parlamentar. “Essa prática pode gerar insegurança e abusos contra os motoristas, além de prejudicar o bom uso do espaço público.”
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon
A busca constante por melhoria e garantir a segurança dos pacientes, promovendo um atendimento cada…
03/04/2025 - 19:24 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Max Lemos, autor da proposta O Projeto…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ministrou palestra sobre a ‘Regionalização dos Consórcios Públicos’,…
03/04/2025 - 18:33 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Jandira Feghali, autora da proposta O Projeto…
O youtuber Felipe Neto surpreendeu seus seguidores nesta quinta-feira (3) ao anunciar, por vídeo, sua…
Cuidando da cidade Sedurb realiza serviços de manutenção em shopping popular, mercado público e praças…