Categories: João PessoaNotícias

ICV reforça os benefícios do contato a pele a pele do método canguru para mães e recém-nascidos

O Instituto Cândida Vargas (ICV), referência em atendimento materno-infantil em João Pessoa, tem incentivado a prática do contato pele a pele entre mãe e recém-nascido logo após o parto, especialmente por meio do método canguru. A iniciativa traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, sendo aplicada também em casos de prematuridade.

A coordenadora do método canguru do Instituto Cândida Vargas, Euda Aranda, destaca o compromisso da maternidade em promover o cuidado humanizado. “Todos os profissionais do serviço são capacitados por meio de oficinas e rodas de conversa para incentivar essa prática desde o nascimento. O contato pele a pele é uma ferramenta poderosa que impacta diretamente na saúde do bebê e na confiança da mãe,” afirmou.

Entre os principais efeitos positivos do contato pele a pele estão o fortalecimento do vínculo afetivo, a melhora no desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido, a redução do estresse e da dor, além do aumento nos índices de aleitamento materno. A prática também contribui para uma comunicação mais efetiva entre a família e os profissionais de saúde.

No caso dos bebês prematuros, o método canguru se mostra essencial, ajudando na estabilização da temperatura corporal, promovendo um sono mais tranquilo, diminuindo o estresse e incentivando o cuidado compartilhado entre pais e equipe médica. O aleitamento materno torna-se mais constante e eficaz, graças ao apoio proporcionado durante a permanência na unidade.

As mães também reconhecem a importância da prática. Juliana da Silva, que teve sua filha prematura atendida no ICV, conta a experiência com carinho. “Estar aqui nesses dias tem sido um momento muito bom. A gente aprende bastante e tem esse contato mais próximo com o bebê, que é muito importante. O contato pele a pele ajuda o bebê a sentir o calor da mãe, se sentir mais seguro, e isso a gente passa pra ele. Quando eu chegar em casa, vou continuar com o método, porque estimula muito o crescimento e ajuda ele a ficar mais gordinho”, relatou.

O Instituto Cândida Vargas orienta que o tempo de contato pele a pele deve ser o mais prazeroso possível para o binômio mãe-bebê, respeitando o momento e as necessidades de cada família.

[autor]

Link da fonte aqui!

Cristina Cavalcante

Recent Posts

Motta oferece apoio da Polícia Legislativa para apurar atentado contra Sargento Portugal – Notícias

17/04/2025 - 21:57   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Sargento Portugal em reunião da Comissão de…

10 horas ago

Glauber Braga suspende greve de fome após compromisso do presidente da Câmara – Notícias

17/04/2025 - 21:33   Reprodução Glauber concede entrevista cercado de militantes ao deixar a Câmara…

11 horas ago

EX-BBB Davi Brito se torna réu por violência psicológica na Justiça do AM após ameaçar modelo com arma

O campeão do Big Brother Brasil 24, Davi Brito, virou réu por violência psicológica na…

11 horas ago

Deputada Duda Salabert diz ter gênero alterado em visto para os EUA

Governo Trump altera gênero de Erika Hilton para masculino em visto para EUA; ‘Transfobia de…

12 horas ago

Fábrica clandestina de cosméticos é interditada em Cabedelo, na Grande João Pessoa

Uma fábrica e distribuidora de produtos cosméticos e de higiene foi interditada em Cabedelo, na Região…

12 horas ago

Governo Trump altera gênero de Erika Hilton para masculino em visto para EUA; ‘Transfobia de Estado’, afirma deputada

O governo dos Estados Unidos concedeu um visto de entrada à deputada federal brasileira Erika Hilton (PSOL)…

12 horas ago