15/04/2025 – 12:41
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Deputado Duarte Jr., autor do projeto
O Projeto de Lei 4744/24 proíbe pessoa que, nos últimos dez anos, tenha atuado na indústria cinematográfica de ocupar cargos da cúpula da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Medida Provisória 2.228-1/01, que trata da Política Nacional do Cinema.
Conforme a proposta, a vedação para as vagas de chefia da Ancine inclui pessoas que, nos últimos dez anos, tenham ocupado cargos de presidente e diretor da agência, bem como aqueles que tenham vínculo contratual com empresas sob sua fiscalização.
Segundo o autor, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), o objetivo é evitar influências externas que possam comprometer a imparcialidade das decisões regulatórias.
“A proposta busca fortalecer a credibilidade da Ancine, assegurando que as decisões regulatórias sejam técnicas, imparciais e alinhadas aos desafios do mercado cinematográfico e audiovisual, que está em constante evolução”, justificou o deputado.
Próximos passos
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra
O Instituto Data Ranking, em parceria com o Portal Fonte83, divulgará amanhã (14) os resultados da pesquisa…
O município de Itabaiana recebeu, na tarde deste sábado (26), a sua primeira edição do…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) registrou 722 furtos de hidrômetros este…
A primeira doação múltipla dos órgãos, fígado e rim esquerdo, além do tecido de córneas,…
Milhares de pessoas se despediram neste sábado, 26, do papa Francisco. O funeral teve início às…
Parque das Três Ruas Prefeitura promove ‘Pit Stop Animal’ com serviços gratuitos para a população…