Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Sol Maior apresenta Renan Rezende e Luis Umberto nesta sexta-feira

Projeto Sol Maior apresenta Renan Rezende e Luis Umberto nesta sexta-feira

O projeto Sol Maior, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no Hotel Globo, apresenta, nesta sexta-feira (25), o duo formado pelo flautista, saxofonista e pifeiro Renan Rezende e pelo violonista Luis Umberto, que vão tocar muito chorinho na semana em que é comemorado o Dia do Choro (23 de abril). O evento começa às 16h30 e segue até o pôr do sol com a execução da música ‘O Trenzinho do Caipira’, do compositor Heitor Villa-Lobos.

“O projeto Sol Maior é um trabalho que estamos desenvolvendo há três anos no Hotel Globo, um ambiente onde funciona nossa galeria de arte, o Celeiro Cultural, e tem um belíssimo pôr do sol. Com essa ação, nós estamos facilitando e estimulando que mais pessoas visitem o nosso Centro Histórico. Nós temos sempre combinado música instrumental de artistas de João Pessoa e da Paraíba tocando todos os finais de tardes, nas sextas-feiras. O Sol Maior faz parte desse nosso conjunto de políticas de cultura que trabalha no sentido de valorização do Centro Histórico e dos nossos artistas”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Renan Rezende e Luis Umberto apresentam um show inteiramente instrumental, com repertório inspirado no cancioneiro da música popular brasileira, nordestina e paraibana. Eles prometem um passeio por diversos gêneros musicais, desde o choro e o samba, passando pelo forró e baião, mas ainda inspirado na sonoridade das tradicionais bandas de pífanos do Nordeste brasileiro.

“O projeto Sol Maior é de uma importância gigante para a cultura da música de João Pessoa e da Paraíba por ser uma iniciativa que valoriza a música instrumental, divulga os artistas da cidade e forma um público para esse tipo de música. É de uma importância fundamental para essa cena, assim como outros projetos promovidos pela Funjope, como o Sabadinho Bom”, afirma Renan Rezende.

Para ele, também é importante por acontecer no entardecer em um local histórico, como o Hotel Globo, com um visual para o Porto do Capim e o Rio Sanhauá, cenário onde nasce a cidade. “Isso tudo faz do projeto fundamental para a música da cidade. Vai ser um prazer fazer esse duo”.

No repertório, os músicos aproveitam a semana em que se comemora o Dia do Choro para tocar muito chorinho, mas também versões instrumentais de sambas, baiões e outros ritmos que fazem parte da diversidade musical brasileira. E, é claro, vão tocar ‘O Trenzinho do Caipira’, que é emblemática para o Sol Maior, completando a paisagem sonora e visual do evento.

“Fica aqui o meu convite para quem gosta da música da cidade, da música instrumental e, principalmente, dessa formação de flauta e violão. Quem gosta de curtir esse rolê mais histórico, artístico, sinta-se convidado para apreciar a música instrumental aqui da cidade”, completa Renan Rezende.

Cristina Cavalcante

Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.