Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FUTEBOL: Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, é o presidente interino da CBF

FUTEBOL: Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, é o presidente interino da CBF


O futebol brasileiro voltou a ser sacudido por uma reviravolta nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou nesta quinta-feira (15/5) o então presidente Ednaldo Rodrigues do comando da entidade e nomeou Fernando Sarney, filho do ex-presidente da República José Sarney, como interventor e presidente interino da CBF.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A decisão, assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, também determinou a realização de eleições “com a maior brevidade possível” para a escolha de uma nova diretoria. O afastamento de Ednaldo ocorre em meio a suspeitas de falsificação de assinatura em um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que havia garantido sua permanência no cargo no início do ano.

A manobra judicial partiu do próprio Fernando Sarney, que protocolou no TJRJ um pedido para anular o acordo, alegando vício de consentimento. O documento apontava dúvidas sobre a assinatura de Antônio Carlos Nunes Lima, o Coronel Nunes, ex-presidente da CBF e um dos signatários do termo. Um laudo grafotécnico apresentado à Justiça concluiu que não é possível confirmar a autenticidade da assinatura de Nunes, levantando a suspeita de que o dirigente sequer tenha autorizado formalmente o acordo.

Inicialmente, o caso foi levado ao STF, mas o ministro Gilmar Mendes recusou o pedido e o encaminhou ao TJRJ, solicitando apuração imediata.

Com a decisão de Zefiro, Fernando Sarney, que é vice-presidente da CBF pela Região Sul, assume temporariamente a presidência da confederação. Ele é o herdeiro político de uma das famílias mais tradicionais da política nacional e, agora, passa a ocupar o cargo máximo da entidade que comanda o futebol brasileiro.

A CBF, mais uma vez, mergulha num clima de instabilidade institucional, algo que tem marcado sua trajetória nos últimos anos. Desde a saída de Marco Polo Del Nero, em 2017, a entidade tem vivido sucessivas mudanças de comando, com episódios frequentes de judicialização e disputas internas.

A presidência de Ednaldo Rodrigues, que havia sido celebrada como um marco de renovação — por ser o primeiro presidente negro da história da entidade —, agora enfrenta seu segundo afastamento por decisão judicial. O primeiro, em dezembro de 2023, havia sido revertido após o acordo agora questionado.

Fernando Sarney terá como principal missão conduzir o processo eleitoral, enquanto tenta devolver estabilidade política à entidade. Ele também estará à frente da organização da seleção brasileira masculina e feminina nos ciclos rumo às próximas competições, incluindo Copa América e Olimpíadas.

A CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre o afastamento de Ednaldo, tampouco anunciou quando convocará as novas eleições. Enquanto isso, o futebol brasileiro volta a ser administrado por uma figura do velho establishment político — agora em chuteiras.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.